NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
3 de setembro de 2023 - 13h09

Canadá vence Espanha e complica vaga olímpica do Brasil

Em grande jogo, Canadá consegue virada no fim, vence Espanha, segue vivo na Copa do Mundo e complica vaga do Brasil nas Olimpíadas

Canadá vence EspanhaO Canadá segue vivo na Copa do Mundo FIBA de Basquete 2023 ao bater a Espanha por 88 a 85 em grande jogo disputado neste domingo (3), na Indonesia Arena, em Jacarta, Indonésia.

O time canadense conseguiu grande recuperação no final do jogo, cortou uma desvantagem de 12 pontos para virar o duelo, conquistar importante vitória e garantir vaga nas quartas de final do torneio, mandando a Espanha de volta para casa.

De quebra, os canadenses se garantiram nas Olimpíadas de Paris 2024 ao lado dos Estados Unidos, complicando a vida da seleção brasileira – mais cedo eliminada pela Letônia – que agora terá de disputar o pré-olímpico.

Shai Gilgeous-Alexander foi o grande nome do jogo e provou mais uma vez ser craque. O armador do Oklahoma City Thunder anotou 30 pontos no jogo, com quatro rebotes e sete assistências, sendo fundamental para a virada canadense.

Ao lado dele, bom jogo do ala Dillon Brooks, com 22 pontos, cinco rebotes e duas assistências, com 3/3 do perímetro, sendo mais um nome de suma importância nos momentos derradeiros da partida. R.J. Barrett, do New York Knicks, marcou 16 pontos, com cinco rebotes e uma assistência e foi o destaque do Canadá no primeiro tempo de jogo.

Pelo lado espanhol, os grandes nomes foram o pivô Willy Hernangomez, com 25 pontos, seis rebotes e três assistências, Santi Aldama, com 20 pontos e dois rebotes e Álex Abrines, com 11 pontos, três rebotes e duas assistências.

Com a vitória, o Canadá avança para as quartas de finais da competição e vai encarar a Eslovênia, de Luka Doncic. A Espanha está eliminada e vai, ao lado do Brasil, disputar o pré-olímpico para tentar chegar em Paris, no ano que vem.

O JOGO

A partida começou com bastante equilíbrio. O Canadá contava com Barrett e Gilgeous-Alexander bastante inspirados, enquanto a Espanha tinha um excelente jogo coletivo, como de costume. O primeiro quarto foi lá e cá e ficou empatado em 21 a 21.

Já no segundo quarto, o time espanhol melhorou e começou a imprimir seu ritmo de jogo. As bolas de três passaram a cair para os europeus, que venceram a parcial por 27 a 17 e abriram 48 a 38 no placar.

O Canadá voltou diferente no terceiro período e a defesa do time, um dos pontos fortes da equipe na competição, passou a funcionar. Com boas parciais de Shai e Brooks, o selecionado canadense passou a incomodar a Espanha e encostou no placar.

No entanto, no fim do quarto se Kelly Olynyk apareceu para o Canadá com duas bolas de três, Aldama foi o cara da Espanha e matou duas de três respondendo o jogador do Utah Jazz. Deu linda cravada e depois passou a conduzir a Espanha, que voltou a crescer e abriu 12 de vantagem – maior no jogo – para fechar a parcial em 25 a 23: 73 a 61 para os europeus.

Mas no quarto período a Espanha “dormiu”. Shai e Brooks sobraram em quadra, a defesa canadense passou a dominar o ataque espanhol e a equipe da América do Norte foi crescendo para cortar a desvantagem.

No finalzinho, Brooks meteu bola tripla para empatar o duelo e aí Shai chamou a responsabilidade e fez o que sabe de melhor: decidiu!

Virada canadense, parcial de 27 a 12, emoções até o último segundo com bola no aro pela Espanha na última jogada, mas vitória do Canadá por 88 a 85.

Canadá segue vivo e encara a Eslovênia nas quartas enquanto a Espanha está eliminada e disputará o pré-olímpico, a exemplo do Brasil.

Foto: Reprodução Twitter FIBA

instagram