NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
6 de setembro de 2023 - 11h09

Canadá vence Eslovênia e avança à semifinal da Copa do Mundo

Com grandes jogos de Shai e Barrett, Canadá tem grande segundo tempo para bater Eslovênia e carimbar sua melhor campanha da história

Shai lidera Canadá em vitória sobre a EslovêniaO Canadá encarou a Eslovênia na última partida das quartas de final da Copa do Mundo de Basquete 2023, nesta quarta-feira (6), em Manila, e contou com uma grande segundo tempo para vencer por 100 a 89. A vitória classificou os canadenses pela primeira vez às semifinais, carimbando a melhor campanha na história do torneio do país.

Os canadenses agora enfrentam a Sérvia nesta sexta-feira (8), por uma vaga na final do torneio, enquanto os eslovenos partem para a disputa de quinto a oitavo, com jogo já nesta quinta-feira (7), contra a Lituânia. Com a derrota, os eslovenos  também dão adeus à vaga direta para as Olimpíadas de 2024 e disputarão o Pré-Olímpico mundial no ano que vem. O resultado garantiu as duas vagas diretas europeias para Alemanha e Sérvia.

Pelo Canadá, o armador Shai Gilgeous-Alexander segue sua saga histórica os canadenses, terminando o jogo com 31 pontos, dez rebotes e 8/12 nos arremessos de quadra. R.J. Barrett não ficou muito para trás, registrando 24 pontos e nove rebotes. Novo jogador do Houston Rockets, Dillon Brooks também fez nova boa partida, com 14 pontos, antes de ser excluído da partida no último quarto.

Do lado esloveno, o cestinha do campeonato, Luka Doncic, terminou a partida com 26 pontos e cinco assistências, mas acabou excluído da partida no quarto período, logo após Brooks. Segundo pontuador da equipe no torneio, Klemen Prepelic também fez sua parte ao anotar 22 pontos. Zoran Dragic foi o único outro jogador a anotar dígitos duplos, contribuindo com dez.

O jogo

A partida começou extremamente equilibrada no primeiro período. Apoiado no jogo de Doncic e nas bolas de três, os eslovenos equilibravam o jogo contra os canadenses, que tiveram mais facilidade em pontuar dentro do garrafão. Nenhuma das equipes conseguiu abrir mais dos uma posse de vantagem na primeira parcial, vencida pelo Canadá por 26 a 24.

O segundo quarto segui a mesma tônica, com diversas trocas de liderança e cada uma das seleções conseguindo abrir um máximo de quatro pontos de vantagem no meio da parcial. No fim, vitória dos eslovenos pelos mesmos 26 a 24 e ida para o intervalo com tudo empatado em 50. Até o intervalo, Shai tinha 13 pontos e Nickeil Alexander-Walker, dez, pelos canadenses, enquanto Doncic contribuía com 17 e Prepelic com 11.

Depois de acertar ótimos 10/17 no primeiro tempo, a seleção europeia teve 4/8 no terceiro quarto e viu os canadenses abrirem 16 pontos de frente (77 a 61) a menos de 3:00 para o fim da parcial, principalmente pelos quatro desperdícios da parcial. No fim, os eslovenos conseguiram emplacar uma sequência de 10 a 3 para fechar o terceiro quarto e partirem para os últimos dez minutos ainda no jogo (80 a 71).

Com uma vantagem confortável, os canadenses controlaram o placar no início do quarto período, abrindo 16 pontos de frente nos primeiros 3:00 (92 a 76). A Eslovênia pediu um tempo e logo na volta, Brooks teve uma segunda falta técnica e acabou excluído do jogo. O que parecia uma boa faísca para os eslovenos buscarem uma virada, durou pouco, pois 30s depois, Doncic teve sua segunda técnica e também foi para fora. Sem seu principal jogador, a Eslovênia lutou, mas não conseguiu baixar a diferença para menos de nove pontos (94 a 85).

Matéria atualizada em 06 de setembro, às 11h35.

(Foto: Reprodução Twitter / Canada Basketball)

instagram