NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
Copa de Basquete
29 de agosto de 2023 - 14:16

Canadá ‘dispara’ no segundo tempo, vence Letônia e termina primeira fase invicto

Mais uma vez comandada por Shai Gilgeous-Alexander, seleção canadense conquistou terceira vitória seguida e deve enfrentar o Brasil na segunda fase

Canadá e Letônia se enfrentaram nesta terça-feira (29), em Jacarta, na Indonésia, pela última rodada do grupo H da Copa do Mundo de Basquete. A partida definiria a ordem dos classificados para a segunda fase, já que as duas seleções entraram em quadra com a vaga garantida. Com mais uma excelente atuação do armador Shai Gilgeous-Alexander, os canadenses contaram com um segundo tempo quase perfeito para vencer o duelo, pelo placar final de 101 a 75.

Amplamente superior em praticamente todos os aspectos estatísticos do jogo, o Canadá teve ótimo aproveitamento do perímetro (41%) e domínio dos pontos de segunda chance (18 a 11), de contra-ataque (11 a 4) e depois de turnovers adversários (19 a 9).

Shai foi novamente o cestinha da equipe. O armador do Oklahoma City Thunder terminou com 27 pontos, seis rebotes, seis assistências e três roubos de bola. RJ Barrett também apareceu bem, anotando 22 pontos e cinco rebotes, com aproveitamento de 66,7% nos arremessos do perímetro. Kelly Olynyk contribuiu com 15 pontos e seis rebotes.

A Letônia não pôde contar com Dairis Bertans, principal jogador da seleção até então. Com lesão na coxa, está fora do restante do mundial. O melhor pontuador dos letões foi Andrejs Grazulis, com 16 tentos. Rodions Kurucs anotou um double-double, com 14 pontos e dez rebotes, e o armador Arturs Zagars conseguiu 11 pontos e quatro assistências.

O JOGO

Dominante no torneio até o momento, a seleção canadense começou a partida levando alguns sustos. Com três bolas consecutivas do perímetro, os letões se estabeleceram na liderança do placar nos primeiros minutos, especialmente pelas mãos de Zagars e Kurucs. Uma sequência de 9 a 0 fez com que os europeus terminassem o primeiro quarto vencendo por 23 a 13.

No segundo período, o jogo se tornou mais equilibrado. O Canadá se recuperou no placar também através do perímetro, com três arremessos certeiros dos primos Gilgeous-Alexander e Nickeil Alexander-Walker. No fim do quarto, a vantagem da Letônia começou a ruir, e os canadenses exploravam bem o garrafão para garantir pontos fáceis. No último lance do primeiro tempo, um roubo de bola resultou em um contra-ataque rápido, definido por Barrett, garantindo a virada aos canadenses: 43 a 42.

A volta do intervalo mostrou o Canadá avassalador dos dois primeiros jogos. Liderada por Shai, a equipe rapidamente abriu nove pontos de vantagem. Os letões se recuperaram, e cortaram o prejuízo para apenas um. Contudo, Shai continuava imparável nas infiltrações e na meia distância. Foram 11 pontos seguidos do armador, que foi responsável por 16 dos 24 pontos dos canadenses no período.

O placar no início do quarto final já era relativamente confortável ao Canadá, com 67 a 57. Mesmo com a vantagem, os canadenses não diminuíram o ritmo. Mantendo os titulares em quadra, conseguiram aumentar a liderança no placar e o saldo de pontos, primeiro critério de desempate nas fases iniciais.

PRÓXIMOS JOGOS

Canadá e Letônia avançam à segunda fase do torneio, onde enfrentarão os dois primeiros colocados do grupo G: a já classificada Espanha e, provavelmente, o Brasil. Caso a seleção brasileira vença a Costa do Marfim na rodada final, integrará um novo grupo com as outras três equipes já garantidas.

(Foto: Reprodução/FIBA)

instagram