NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
highlight highlight
MLB
14 de outubro de 2024 - 10:11

Cleveland Guardians x New York Yankees (Prévia MLB Playoffs – ALCS 2024)

Yankees e Guardians começam batalha por vaga na World Series, nesta segunda-feira

Cleveland Guardians e New York Yankees voltam a se encontrar na pós-temporada da Major League Baseball (MLB). O segundo confronto que mais ocorreu na história dos playoffs, atrás de Yankees e Los Angeles Dodgers, ganhará mais um capítulo nas Finais da Liga Americana (ALCS). Após vencerem as séries divisionais (ALDS), os times vão batalhar em sete jogos em busca da vaga na World Series. O primeiro jogo da ALCS será nesta terça-feira (14), com mando de Nova York.

Com histórico de zebras nos playoffs, nesta temporada a ALCS reúne os dois primeiros cabeças de chave da Liga Americana. Os Yankees tiveram a melhor campanha, com 94 vitórias e 68 derrotas. A equipe sobrou durante o ano e em poucos momentos esteve ameaçada de perder a liderança na Divisão Leste. Assim, na pós-temporada, o clube folgou nos duelos de Wild Card e começou direto na ADLS, contra o Kansas City Royals, o qual derrotou em quatro partidas.

Do outro lado, os Guardians superaram todas as desconfianças. Após perderem o principal arremessador, Shane Bieber, no começo do ano, a equipe encontrou soluções no elenco e com um forte bullpen. Cleveland disputou o título da Divisão Central da Liga Americana, com os Royals e com o Detroit Tigers, mas teve boa vantagem e encerrou a temporada com recorde de 92-69. Também com folga no Wild Card, o time precisou sofrer mais para chegar à ALCS. Contra os Tigers, a série foi ao último jogo, contra o candidato a Cy Young Tarik Skubal no montinho. Apesar disso, o potente ataque deu conta e com um grand slam decisivo de Lane Thomas, os Guardians garantiram a ida às Finais da Liga Americana.

A SÉRIE: GUARDIANS X YANKEES

Durante a temporada regular, as equipes se enfrentaram seis vezes. Os Yankees levaram a melhor em quatro partidas, sendo apenas uma derrota no Progressive Field, casa dos Guardians. Os primeiros encontros de 2024 foram em abril, os quais Nova York teve alta produção ofensiva para vencer a série em 2-1. A vitória de Cleveland foi suada e ocorreu por 8 a 7, depois de dez entradas.

Com espaço de calendário, os times voltaram a se enfrentar no final de agosto, já quase como um teste para os playoffs. Desta vez, porém, os Yankees saíram vencedores novamente. O clube dominou o confronto. Mesmo com a derrota no primeiro jogo por 9 a 5, Nova York se recuperou e fez 14 corridas somadas nos dois duelos seguintes, tendo sofrido apenas uma pontuação rival.

Agora, as equipes estarão frente a frente nos playoffs. A série de mata-mata mais recente ocorreu na ALDS de 2022. À época, os Guardians lideravam por 2 a 1 e precisavam de mais um triunfo para avançar. Os Yankees, no entanto, buscaram nos arremessadores Gerrit Cole e Nestor Cortes a força para a virada no jogo 4 e 5. Além deste confronto, os times somam disputas em Wild Card de 2020, ALDS de 2017, ALDS de 2007, ALCS de 1998 e ALDS de 1997.

EM QUEM FICAR DE OLHO

As principais estrelas dos times, Aaron Judge, dos Yankees, e Jose Ramirez, dos Guardians, ainda fazem uma pós-temporada abaixo da expectativa. Apesar disso, ambos os clubes têm tido jogadores que estão sendo o diferencial nas séries.

Para os Yankees, Giancarlo Stanton assumiu a responsabilidade e foi o principal atleta na ALDS contra os Royals. Ele rebateu um home run decisivo na oitava entrada do jogo 3, quando o placar estava empatado. Além disso, ele soma seis rebatidas, sendo duas duplas, e quatro corridas impulsionadas (RBIs). Juan Soto também tem contribuído, sendo o segundo da equipe em rebatida, com quatro, dois RBIs e três walks. Embora Judge esteja discreto, a ALCS é um bom momento para um jogador potente aparecer.

Em Cleveland, Thomas e Steven Kwan dividem as atenções e o protagonismo. Thomas lidera o clube com dois home runs e é o primeiro em RBIs nesta pós-temporada com incríveis nove corridas impulsionadas, em cinco jogos. Ele tem seis rebatidas em 19 duelos no bastão e soma 31,6% de aproveitamento e 94,8% de OPS (soma de chegadas em base e rebatidas). Já Kwan, embora não tenha RBIs, alcançou seis corridas e 11 rebatidas em cinco partidas, sendo o segundo no quesito nos playoffs. No sábado (12), ele se tornou o terceiro atleta a ter três rebatidas em três confrontos consecutivos em mata-mata.

AGENDA ALCS: CLEVELAND GUARDIANS X NEW YORK YANKEES

Jogo 1 – Guardians vs Yankees, nesta segunda-feira (14), no Yankee Stadium, no Bronx, às 20h38, horário de Brasília.

Jogo 2 – Guardians vs Yankees, nesta terça-feira (15), no Yankee Stadium, no Bronx, às 20h38, horário de Brasília.

Jogo 3 – Yankees vs Guardians, no dia 17 de outubro, no Progressive Field, em Cleveland, às 18h08, horário de Brasília.

Jogo 4 – Yankees vs Guardians, no dia 18 de outubro, no Progressive Field, em Cleveland, às 21h08, horário de Brasília.

Jogo 5 (se necessário) – Yankees vs Guardians, no dia 19 de outubro, no Progressive Field, em Cleveland, às 21h08, horário de Brasília.

Jogo 6 (se necessário) – Guardians vs Yankees, no dia 21 de outubro, no Yankee Stadium, no Bronx, às 18h08, horário de Brasília.

Jogo 7 (se necessário) – Guardians vs Yankees, no dia 22 de outubro, no Yankee Stadium, no Bronx, às 20h38, horário de Brasília.

PALPITE: Yankees em 6

Os times têm jeitos distintos de construírem os resultados. Enquanto os Guardians também têm o small ball, com rebatidas válidas para o campo e roubos de base, os Yankees são os que mais rebateram home runs neste ano.

Há uma diferença nos elencos, seja por talento ou por valor do elenco. Nova York leva vantagem e são favoritos, porém o ataque de Cleveland tem obtido melhores desempenhos do que o do rival. Isto combinado ao bullpen de alto nível da equipe, trará dificuldades para os Yankees. Os relievers dos Guardians fizeram a diferença contra os Tigers e é uma das chaves para o sucesso.

A diferença de bullpen, no entanto, não é tão grande. O dos Yankees combinou para nenhuma corrida merecida em cinco jogos contra os Royals. Além disso, os arremessadores titulares são mais talentosos. Com a soma dos fatores, Nova York leva vantagem em pontos cruciais na partida. Com um ataque potente e uma defesa consolidada, os Yankees são favoritos para conquistar a Liga Americana e retornar à World Series após 14 temporadas.

instagram