NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
The Playoffs Brasil
15 de setembro de 2023 - 12h09

Brasil aparece em 12º no ranking da FIBA de basquete masculino

Com EUA de volta ao primeiro lugar, Alemanha em terceiro e Brasil em 12º, ranking da FIBA é atualizado após a Copa do Mundo

SPLIT, CROATIA - JULY 04: Bruno Caboclo of Brazil shoots during the 2020 FIBA Men's Olympic Qualifying Tournament final between Germany and Brazil at Spaladium Arena on July 4, 2021 in Split, Croatia.Depois de lançar o ranking mundial de seleções femininas de basquete, a FIBA divulgou nesta sexta-feira (15) o ranking masculino da modalidade, que mostra a subida de uma posição do Brasil, que agora está em 12º, depois da disputa da Copa do Mundo de Basquete.

Com a 13ª posição na última Copa e a prata da AmeriCup 2022, a seleção brasileira ultrapassou a Itália, a Grécia e a República Tcheca, ficando atrás de grandes potência europeias, Argentina, Canadá e os Estados Unidos, que retomaram a primeira posição do ranking, na versão anterior, com a Espanha.

Segundo a FIBA, os EUA retomaram a primeira posição por sua “consistência nos grandes eventos nos últimos verões”. O Team USA terminou em quarto lugar na última Copa do Mundo, mas antes disso foi ouro nas Olimpíadas de 2020 e bronze na AmeriCup 2022.

Campeão da Copa de forma invicta, a Alemanha subiu oito posições e estacionou na terceira posição do ranking pela primeira vez em sua história. O Canadá foi outra seleção com uma notável escalada no ranking. Depois de boa competição e o bronze na Copa do Mundo, os canadenses subiram nove posições e se encontram no sexto lugar.

Em termos de escalada no ranking, a Letônia é o grande destaque da parte de cima. A sensação da Copa terminou a competição em quinto lugar e subiu 22 posições para entrar no top 10 do ranking, na oitava colocação.

Apresentado pela Nike, o FIBA World Ranking Men tem a pontuação baseada nas performances de cada seleção nos últimos oito anos.

Com a definição do ranking, algumas pistas para o torneio Pré-Olímpico mundial podem ser observadas. São quatro grupo de seis seleções cada, em que somente o vencedor de cada conjunto consegue se classificar para as Olimpíadas de 2024. Pelo ranking, Espanha, Letônia, Lituânia e Eslovênia estarão no pote 1 do sorteio, enquanto o Brasil se juntará a Itália, Grécia e Polônia no pote 2. No pote 3 deverão estar Porto Rico, Montenegro, República Dominicana e Finlândia.

(Foto: Ivo Cagalj/PIXSELL/MB Media/Getty Images)

instagram