NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
10 de setembro de 2023 - 10h09

Canadá vence Estados Unidos e conquista o bronze na Copa do Mundo

Com grandes atuações de Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Alexander, seleção canadense concretiza sua melhor campanha na história do Mundial

O Canadá bateu os Estados Unidos por 127 a 118 neste domingo (10), na Mall of Asia Arena, nas Filipinas, pela disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de basquete.

A vitória garantiu o bronze e sacramentou a melhor campanha do Canadá em Copas do Mundo, com a conquista da primeira medalha da seleção no campeonato. Já os Estados Unidos amargam o segundo mundial seguido sem posição no pódio.

A partida contou com show da dupla Dillon Brooks (39 pontos, quatro rebotes e cinco assistências) e Shai Gilgeous-Alexander (31 pontos, 12 assistências e seis rebotes), que lideraram a seleção canadense na vitória. O ala-armador R.J. Barrett (23 pontos e sete rebotes) também foi importante na partida e contribuiu com bons números.

Do outro lado da quadra, Austin Reaves (23 pontos e cinco rebotes) e Mikal Bridges (19 pontos, nove rebotes e quatro assistências) foram os nomes de destaque dos EUA junto com Anthony Edwards (24 pontos, cinco rebotes e três assistências).

O JOGO

O Canadá iniciou a partida com uma intensidade superior aos adversários. Aproveitando os erros dos Estados Unidos nos primeiros minutos e com um bom aproveitamento nos arremessos de quadra, a seleção canadense abriu vantagem de nove pontos no início do jogo (34 a 25).

Os EUA reagiram logo no retorno para o segundo período e, com uma sequência de 15 a 2, conseguiram virar a partida na primeira metade do quarto. Na segunda parte do período, Canadá conseguiu retomar o equilíbrio da partida brigando cabeça a cabeça pela liderança no placar. O jogo foi para o intervalo com vitória parcial dos canadenses por 58 a 56.

Durante o terceiro quarto, o Canadá voltou a despontar na partida. A equipe não perdeu a liderança do jogo durante todo o período e construiu uma vantagem de nove pontos (91 a 82) para o último quarto.

No início do quarto período, os Estados Unidos reagiram bem e voltaram para o jogo, dissipando a vantagem canadense nos primeiros três minutos. A partir de então, as equipes começaram a revezar na liderança do jogo, sempre se mantendo próximas no placar.

Neste cenário, Canadá se sobressaiu e abriu vantagem de quatro pontos com vinte segundos para o fim do jogo. Com seis segundos restantes, Mikal Bridges sofreu uma falta na disputa por um rebote e foi para a linha do lance livre. Após acertar o primeiro arremesso, o jogador errou a segunda tentativa, pegou o próprio rebote e converteu uma bola de três milagrosa para levar o jogo para a prorrogação (111 a 111).

Mesmo com a euforia do empate, os Estados Unidos voltaram a apresentar uma baixa eficiência nos arremessos de quadra durante o tempo extra. Com um aproveitamento de 0-3, os estadunidenses assistiram os canadenses abrirem vantagem de seis pontos nos primeiros minutos da prorrogação. No fim, os canadenses fecharam bem a defesa e não permitiram nova reação dos EUA, concluindo a partida em 127 a 118.

(Foto: Divulgação Site / FIBA)

instagram