NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
5 de setembro de 2023 - 11h09

EUA passeiam no primeiro tempo, atropelam a Itália e estão na semifinal

Com uma defesa agressiva e 24 pontos de Bridges, seleção americana faz melhor atuação na Copa do Mundo no triunfo contra a Itália por 100 a 63

EUA passeiam no primeiro tempo, atropelam a Itália e estão na semifinal Os Estados Unidos estão novamente na semifinal da Copa do Mundo FIBA, após eliminação nas quartas de final na última edição em 2019. Vindo de derrota para a Lituânia na segunda fase, a equipe americana se recuperou de forma avassaladora no torneio e com grande atuação no primeiro tempo, atropelou a Itália por 100 a 63 nesta terça-feira (5), nas Filipinas.

Agora, os EUA aguardam o vencedor do duelo entre Alemanha e Letônia, algoz do Brasil, que jogam nesta quarta-feira (6). Já os italianos vão disputar o quinto lugar do mundial.

No aspecto coletivo, destaque para a grande defesa, o aproveitamento de longe (17/36 – 47,2%) e para o primeiro tempo avassalador dos americanos, com 46 a 24 antes do intervalo. Foi a melhor atuação dos comandados do técnico Steve Kerr na competição.

Individualmente, os principais jogadores americanos foram Mikal Bridges com 24 pontos, sete rebotes e 4/6 nas bolas do perímetro, Tyrese Haliburton com 18 pontos, cinco assistências e três roubos de bola, além de Austin Reaves, que anotou 12 tentos.

Já pela seleção italiana, que teve um aproveitamento muito ruim nas bolas de três (7/38) e não conseguiu sair da sufocante marcação do adversário, os cestinhas foram Simone Fontecchio (18 pontos e cinco rebotes) e Stefano Tonut (11 pontos e cinco assistências). Foi a despedida de Luigi Datome pela seleção do seu país. O ala teve passagens por equipes da NBA como Detroit Pistons e Boston Celtics.

O JOGO

Com uma postura totalmente diferente do último jogo, quando perdeu para a Lituânia, a seleção americana entrou em quadra para mostrar toda a sua força. Já no primeiro quarto, a defesa começou a prevalecer e neutralizou a Itália. O período inicial acabou 24 a 14 para os americanos.

No segundo quarto, o passeio ficou ainda maior. Os italianos não conseguiam sair da excelente defesa e sofriam em cada posse de bola. Sem tomar qualquer conhecimento, os Estados Unidos foram bem nos rebotes ofensivos também, mesmo sem Jaren Jackson Jr, que fez três faltas, abriram ainda mais na parcial e foram para o intervalo vencendo por 46 a 24.

Destaque para Mikal Bridges, ala do Brooklyn Nets, com 14 pontos. Do outro lado, Stefano Tonut foi o cestinha do primeiro tempo com apenas sete pontos, o que refletiu a dificuldade ofensiva do time europeu.

Na volta para o terceiro quarto e com a vitória praticamente liquidada, os EUA passearam em quadra. A vantagem no marcador chegou a quase 40 pontos (83 a 44) e só restou para a Itália evitar um vexame maior.

Sem qualquer dificuldade e já rodando o elenco no último quarto, a seleção americana contou ainda com um show particular de Tyrese Haliburton, do Indiana Pacers, deixou o tempo passar, e venceu com muita facilidade a Itália por 100 a 63.

(Foto: Divulgação site / FIBA)

instagram