NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
2 de setembro de 2023 - 10h09

Sudão do Sul domina Angola e garante vaga inédita para as Olimpíadas de 2024

Nação mais nova do mundo, Sudão do Sul termina Copa do Mundo como melhor africano e garante vaga para Paris 2024

Sudão do Sul conquista vaga africana para as Olimpíadas de 2024A seleção do Sudão do Sul fez história neste sábado (2), na Copa do Mundo de Basquete. Em Quezon, Filipinas, a seleção venceu Angola por 101 a 78 e garantiu uma inédita vaga ao país para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, ao terminar o torneio mundial como a melhor seleção africana classificada.

O Sudão do Sul é o estado ou país mais novo do mundo reconhecido, depois que conseguiu sua independência do Sudão em 2011. Os sul-sudaneses participaram de sua primeira Copa do Mundo e agora conseguiram ingresso para seus primeiros jogos olímpicos da história. A equipe terminou a competição com três vitórias e duas derrotas e precisou contar com uma derrota do Egito para carimbar a vaga.

Nascido na cidade de Wau, onde hoje é o Sudão do Sul, o ex-All-Star da NBA Luol Deng é o presidente da federação de basquete desde 2019 e chegou a treinar a seleção antes de indicar o atual técnico, Royal Ivey, para a posição. Ivey tem 41 anos, foi jogador da NBA entre 2004 e 2014 e atualmente também é assistente técnico do Houston Rockets.

Através do recrutamento de Deng para a seleção, jogadores como Carlik Jones e Wenyen Gabriel chegaram à seleção e guiaram o time à campanha história. Contra Angola, Jones, que atualmente joga no Chicago Bulls, onde Deng fez história como jogador, dominou a partida com 26 pontos, 15 assistências e sete rebotes. Gabriel, que jogou a última temporada pelo Los Angeles Lakers, teve 15 pontos e dez rebotes. Além deles, o armador Marial Shayok, do Maine Celtics, da G League da NBA, contribuiu com 18 pontos.

Do lado angolano, o armador Childe Dundao foi o cestinha da equipe com 21 pontos e o pivô Jilson Bango também veio bem com um double-double de dez pontos e 13 rebotes, sendo sete ofensivos.

Liderados por Jones, os sul-sudaneses dominaram a partida desde o início, abrindo 17 pontos de vantagem já no primeiro quarto (30 a 13). Os angolanos equilibraram as ações no segundo e terceiro quartos, mas em nenhum momento conseguiram baixar a diferença para menos de dez pontos, indo para o último quarto perdendo por 16 (73 a 57). Com a vitória encaminhada, o Sudão do Sul controlou o placar e venceu sem sustos.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram