NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
1 de setembro de 2023 - 12h09

Brasil surpreende Canadá e fica a uma vitória de classificação para quartas

Com Caboclo dominante e Yago decisivo, Brasil supera Canadá e depende de uma vitória contra a Letônia para avançar na Copa do Mundo

Yago tem atuação decisiva em vitória do Brasil sobre o CanadáO Brasil abriu a segunda fase da Copa do Mundo, nesta sexta-feira (1), contra o Canadá, melhor time da primeira fase, e conseguiu controlar e surpreender os rivais, vencendo a decisiva partida por 69 a 65.

Com a vitória, os brasileiros dependem só de si mesmo para se classificarem para as quartas de final. Com o grupo todo empatado com três vitórias e uma derrota, o Brasil precisa vencer a Letônia no domingo (3) para passar. Em caso de derrota, a seleção passa a disputar os jogos classificatórios de 9º a 16º. Os canadenses vivem a mesma situação. No mesmo dia, encaram a Espanha por uma vaga nas quartas de final.

Do lado brasileiro, novamente a dupla formado pelo armador Yago Mateus e o ala-pivô Bruno Caboclo foi a protagonista. Caboclo teve 19 pontos e 13 rebotes, acertando 7/13 arremessos de quadra, além de três tocos. Yago contribuiu com oito pontos, dez assistências e somente um desperdício, ainda com duas bolas extremamente decisivas na reta final do jogo. Gui Santos, vindo do banco, também teve boa atuação, registrando dez pontos em pouco mais de 24 minutos.

Do lado canadense, o armador Shai Gilgeous-Alexander foi o cestinha da partida, com 23 pontos, além de cinco rebotes. Seu companheiro de Oklahoma City Thunder, Luguentz Dort, também teve uma atuação de destaque, anotando 17 pontos e cinco rebotes, em 6/11 arremessos de quadra convertidos.

O jogo

Encarando seu jogo mais difícil na competição, o Brasil começou muito bem dos dois lados da quadra. Principalmente na parte ofensiva, encarando uma das melhores defesas do torneio, o time brasileiro teve paciência e conseguiu pontuar, fechando o primeiro período na frente (16 a 13), após um domínio grande no garrafão (12 a 4 nos rebotes).

No segundo quarto, a partida seguiu equilibrada até os 7:00 de jogo, quando Caboclo acertou o rosto de Olynyk e levou uma falta antidesportiva. O ala-pivô, melhor jogador brasileiro do primeiro tempo, acumulou sua terceira falta e viu do banco os canadense abrirem vantagem para fecharem o primeiro tempo (37 a 27). Até o intervalo, Shai era o cestinha com 11 pontos e, do lado brasileiro, Caboclo acumulava nove pontos, oito rebotes e três tocos.

Do jeito que o jogo foi para o intervalo, parecia que o Canadá poderia deslanchar na pontuação, mas não foi o que aconteceu. Seguindo com um jogo controlado dos dois lados da quadra, o Brasil manteve o jogo competitivo no terceiro quarto e chegou a cortar a distância para quatro pontos (42 a 38) a menos de quatro minutos para o fim da parcial. Lu Dort conectou um arremesso de dois complicado na sequência e os canadenses voltaram a abrir vantagem (52 a 40). Para fechar o quarto, Yago e Lucas Dias pontuaram e o Brasil entrou no período decisivo com sete pontos de desvantagem (52 a 45).

Sem perder tempo, mesmo sem caboclo em quadra, os brasileiros conseguiram virar o jogo logo nos primeiros três minutos do período final, como uma sequência de 8 a 0 (53 a 52). A partir daí, nenhuma das duas seleções conseguiram abrir mais de dois pontos de frente até o minuto final, quando Yago conseguiu duas jogadas magistrais dentro do garrafão e abriu 64 a 60 para o Brasil a 0:26 para o fim. O jogo ainda se arrastou com seguidas revisões da arbitragem e faltas, mas Gui Santos anotou dois lances livres e escreveu 66 a 60 no placar, encaminhando a surpreendente vitória brasileira.

Matéria atualizada em 1 de setembro, às 13h.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram