Brasil consegue virada somente no último quarto para vencer o Sudão do Sul na Austrália
O Brasil iniciou sua série de amistosos em Melbourne, na Austrália, nesta segunda-feira (14), com uma vitória por 85 a 75 sobre o Sudão do Sul. A seleção brasileira volta a jogar nesta quarta-feira (16), quando enfrenta a Austrália, um dos maiores desafios da fase preparatória. Os australianos venceram a Venezuela no jogo posterior ao do Brasil por impactantes 97 a 41.
Pelo lado brasileiro, Gui Santos, Raulzinho Neto, Cristiano Felício e Didi Louzada foram poupados, sendo utilizados pelo técnico Gustavo de Conti dez jogadores.
Os destaques da partida ficaram por conta de Tim Soares, pivô do Nagoya Diamond Dolphins, com 15 pontos e quatro rebotes, Léo Meindl, ala do Alvark Tokyo, com 13 pontos e sete rebotes, e Yago Mateus, armador do Estrela Vermelha, que teve 13 pontos e três assistências.
Pelo lado do Sudão o Sul, Wenyen Gabriel, ala-pivô que jogou a última temporada da NBA pelo Los Angeles Lakers, foi o destaque, com 17 pontos e nove rebotes. O ala Nuni Omot, do Taichung Suns, de Taiwan, foi o segundo maior pontuador, com 14 pontos, além de três rebotes.
O jogo
O Brasil iniciou com Marcelinho Huertas, Georginho de Paula, Meindl, Bruno Caboclo e Tim e se deparou com um forte Sudão do Sul, que equilibrou o jogo no primeiro quarto, vencido pela seleção brasileira por 21 a 20. Nos dois períodos seguintes, o Brasil ficou a maior parte do tempo atrás do placar, indo para o intervalo cinco pontos atrás (47 a 42) e partindo para o último quarto dois atrás (63 a 61).
No último período, o Brasil conseguiu impor-se mais dos dois lados da quadra e conseguiu abrir uma diferença de dois dígitos, com a melhor defesa da partida praticada na parcial. Vitória por 24 a 12 na parcial e triunfo no primeiro amistoso.
Ao fim do jogo, Gustavinho comentou a partida, segundo site da CBB. “Boa vitória, um amistoso de nível alto para nos prepararmos e chegarmos prontos para o Mundial. O Sudão do Sul tem jogadores de altíssimo nível e isso é importante. Elogiar a preparação até aqui, fornecida pela CBB e também o nível do Boomers x World (nome do torneio amistoso). Vamos seguir trabalhando para chegar o mais pronto possível”, disse o técnico.
O Brasa começou como a caminhada para a Copa do Mundo!? Com vitória!
Brasil 85 x 75 Sudão do Sul pic.twitter.com/ogyZ0ahqEv
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) August 14, 2023
(Foto: Reprodução Twitter / Basquete CBB)