NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
4 de agosto de 2023 - 11h08

Invicto, Brasil vence EUA e avança à final da Universíade de Chengdu

Com bom aproveitamento nas bolas de três, Brasil bate EUA e vai à final do torneio depois de 60 anos

Brasil vence EUA e está na final da Universíade 2023A seleção masculina de basquete do Brasil venceu os Estados Unidos por 95 a 82 na madrugada desta sexta-feira (04) e se classificou para a final da Universíade 2023, em Chengdu, na China, depois de 60 anos. A decisão da medalha de ouro é neste domingo (06), às 8h30 (horário de Brasília), contra o vencedor do duelo entre Argentina e República Tcheca.

O Brasil segue invicto na competição depois de vencer China, Taiwan e Lituânia na fase de grupos e bater a Romênia nas quartas de final. A competição como um todo reúne atletas com idades entre 18 e 27 anos, mas a seleção brasileira seleção brasileira de basquete é formada por jogadores sub-26, em parceria com a CBB (Confederação Brasileira de Basketball). Pelos lado norte-americano, quem representa a seleção é a Universidade de Tulane, que apesar de não ser tradicional pertence à Division I da NCAA.

Pelo lado do Brasil, os destaques ficaram por conta de Adyel Borges, armador do Paulistano, com 20 pontos, Lucas Siewert, ala-pivô do São Paulo, com 19, e do pivô “Mãozinha”, do Corinthians, que teve um double-double de 10 pontos e 14 rebotes. Pelo lado dos EUA, Kolby King teve 21 pontos e Kevin Cross contribuiu com 18.

Com um início equilibrado, os brasileiros venceram o primeiro quarto por 26 a 20. No segundo período, com um bom aproveitamento nos arremessos de três, a seleção brasileira chegou a abrir 14 pontos de frente e praticamente manteve a boa vantagem ao fechar a primeira metade do jogo em 50 a 37.

No terceiro quarto, os EUA reagiram e chegaram a cortar a diferença para uma posse de bola, mas a equipe brasileira conseguiu se recuperar ainda na parcial e foi para os últimos dez minutos ainda com boa vantagem (70 a 61). No último quarto, o time brasileiro conseguiu controlar e abrir vantagem, que chegou a ser de 19 pontos no meio da parcial. Na reta final, os norte-americano ainda cortaram um pouco a diferença, mas sem ameaçar o triunfo brasileiro.

Essa é a segunda vez na história que o Brasil chega à final do basquete masculino e a primeira desde 1963, quando os Jogos Universitários foram realizados em Porto Alegre e a equipe conseguiu o ouro. Além desse triunfo, os brasileiros têm mais três medalhas de bronze, em 1967, 1973 e 1997.

(Foto: Reprodução Twitter / CBB)

instagram