NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
8 de março de 2023 - 10h03

Holanda vence Cuba na abertura do World Baseball Classic

Vitória holandesa veio de virada nesta quarta-feira

Na abertura da World Baseball Classic nesta quarta-feira (8), a Holanda, de Xander Bogaerts, bateu por 4 a 2 a equipe de Cuba. Apesar do bom início, a equipe da América Central sofreu a virada quando teve que utilizar o bullpen. 

O starter de Cuba, Yariel Rodriguez, ficou em campo por quatro entradas, mereceu uma corrida sofrida, cedeu três rebatidas, um walk, mas obteve seis eliminações por strikeout. 

Do outro lado, Tom de Blok começou e permaneceu por três entradas, sofreu uma corrida merecida, cedeu uma rebatida, quatro walks e conquistou dois strikeouts. 

Esta vitória quebra uma sequência negativa de oito jogos e quase seis anos para os europeus. A última vitória tinha sido, curiosamente, frente a Cuba no mundial de 2017. Os perdedores da noite acumularam a sétima derrota seguida em oito jogos em 2023. 

Cuba tenta quebrar o ritmo nesta quinta-feira (9) quando enfrenta a Itália, às 8h. Já os holandeses encaram o Panamá também na quinta-feira (9), à 1h, horário de Brasília.

Bom começo cubano 

Logo na parte alta da primeira entrada, Cuba lotou as bases com walks de Roel Santos, Yoan Moncada e Yoenis Cespedes e um eliminado. Na sequência, porém, Lorenzo Quintana acertou a bolinha, foi pego na primeira e Cespedes na segunda. Double play.

O ímpeto cubano continuou no segundo turno de ataque. Yoelkis Guibert avançou para a primeira com walk e foi impulsionada para o home com dupla de Yadil Mujica para o campo externo direito: 1 a 0.

Empate e virada holandesa 

Na parte baixa da terceira entrada, Roger Bernadina rebateu simples para o lado esquerdo, foi para a segunda quando Xander Bogaerts acertou a bolinha e foi eliminado na primeira. Após, o empate europeu veio quando Didi Gregorius teve uma simples para o campo externo esquerdo: 1 a 1. 

A partida continuou com domínio defensivo até a parte baixa da sexta entrada. O arremessador cubano era Onelki Garcia e cedeu um walk para Gregorius, e Sharlon Schoop acertou uma simples. Dois em base com nenhum eliminado. 

Neste ponto, Carlos Viera assumiu o montinho de Cuba. Eliminou Wladimir Balentien por strikeout, mas Richard Palacios obteve simples para o campo central e impulsionou Gregorius para a virada. 2 a 1. Schoop foi para a terceira. Na sequência, Andrelton Simmons foi eliminado por strikeout, porém Palacios roubou a segunda. Dois eliminados e dois em base. 

Com isso, Chadwick Tromp foi para o bastão, rebateu para o campo central o que permitiu a Schoop e Palacios correr para o 4 a 1. A última eliminação da entrada foi de Jurickson Profar por strikeout. 

Cuba até ensaiou uma recuperação na entrada seguinte. Guibert conquistou uma dupla para o campo esquerdo. E Mujica acertou a bolinha, impulsionou o companheiro, mas foi eliminado na segunda base, o que freou o ímpeto cubano nesta entrada. 

Depois disso, os arremessadores e defesas tiveram controle. O closer da Holanda foi Wendell Floranus que conquistou um strikeout, e as outras eliminações foram na primeira base. 

instagram