NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Mundo
24 de julho de 2023 - 11h07

EUA vencem Espanha e são campeões da Copa do Mundo sub-19 feminina

Em frente a ginásio lotado em Madri, EUA batem Espanha em partida decidida nos últimos segundos

EUA vencem Espanha e conquistam Copa do Mundo su-19 feminina 2023Em jogo eletrizante e decidido nos últimos segundos, os Estados Unidos venceram a Espanha por 69 a 66 na final da Copa do Mundo 2023 sub-19 feminina, em Madri, na Espanha, neste domingo (23), e foram campeões pela décima vez do torneio.

As norte-americanas Hannah Hidalgo, armadora da Universidade de Notre Dame, e Joyce Edwards, ala da Camden High School, foram selecionadas para o quinteto ideal da competição, ao lado da ala canadense Toby Fournier, da ala francesa Leila Lacan e da armadora espanhola Iyana Martin Carrion, do time espanhol Segle XXI, escolhida MVP da competição depois de campanha com médias de 16,1 pontos, 3,3 assistências e 2,6 roubos.

Na partida, pelos EUA, Hidalgo e Edwards foram discretas com nove e seis pontos, respectivamente. Os destaques ficaram por conta da ala Cotie McMahon, de Ohio State, com 16 pontos e seis rebotes, e da ala Chloe Kitts, de USC, que terminou com 15 pontos e nove rebotes.

Pelo lado espanhol, Carrion liderou com 19 pontos, cinco rebotes e três roubos, seguida pela armadora Elena Buenavida, do Valencia, que teve 16 pontos, seis assistências e cinco rebotes, e pela pivô Awa Fam, também do Valencia, que registrou 11 pontos e cinco rebotes.

Também no domingo, o Canadá venceu a França por 80 a 73 na disputa do terceiro lugar, depois de uma prorrogação, e levou o bronze. As canadenses haviam eliminado o Brasil nas oitavas de final. O Brasil terminou sua participação com uma derrota para a China e a 14ª posição no torneio.

O jogo

A intensidade defensiva dos EUA dentro do garrafão garantiu 44 rebotes, sendo 14 ofensivos, contra 33 rebotes das espanholas, sendo nove ofensivos, mas que resultaram em somente três pontos em segundas chances. Apesar do domínio no garrafão, as norte-americanas não conseguiram abrir uma diferença mais confortável na partida devido ao péssimo aproveitamento nas bolas de três (2/10).

Depois de um início melhor espanhol, os EUA emplacaram uma sequência de 9 a 2 para fechar o primeiro quarto e vencer a parcial por 21 a 16. O segundo quarto seguiu equilibrado, com as espanholas indo atrás e virando a partida na parcial. Com uma corrida de 13 a 4, a Espanha virou a partida para 29 a 28 com 3:24 para o intervalo. O jogo seguiu próximo na reta final do quarto e foi para o intervalo empatado em 34.

O terceiro quarto foi marcado por um intensa troca de cestas entre as duas equipes, de modo que o jogo não ficou a mais de duas posses de distância para alguma das duas seleções. No fim, vitória norte-americana, que foi para os últimos dez minutos com dois de frente (54 a 52).

A tônica da partida seguiu no quarto período e seguiu parelho até as últimas posses. Com dois pontos atrás a menos de um minuto para o fim, Carrion anotou uma bandeja e empatou o jogo em 66. No ataque seguinte, os EUA conseguiram um rebote ofensivo e McMahon anotou dois pontos em linda jogada individual para por 68 a 66 para as americanas a 22s para o fim. No ataque seguinte, Hidalgo conseguiu um roubo providencial e praticamente garantiu a vitória.

(Foto: Divulgação / FIBA.com)

instagram