NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
19 de julho de 2024 - 17h07

Petrovic define duelo contra Japão como a prioridade do Brasil nas Olimpíadas

Segundo o treinador, uma vitória contra a equipe asiática pode ser fator fundamental para a classificação brasileira

A Seleção Brasileira disputará o basquete dos Jogos Olímpicos ao lado de França, Alemanha e Japão no Grupo B. Apesar dos confrontos contra as potências europeias chamarem a atenção, o treinador Aleksandar Petrovic definiu a vitória contra a equipe asiática como a prioridade do Brasil durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19).

‘’Nosso foco fundamental é o Japão’’, respondeu o técnico quando questionado pelo The Playoffs sobre o maior desafio da seleção nos Jogos. ‘’Se ganharmos do Japão e perdermos por menos que Porto Rico para Estados Unidos e Sérvia, o Brasil já está classificado para as quartas de final. Mas, por exemplo, [se] ganhamos da França e depois perdermos do Japão, estamos fora.’’

O plano de Petrovic tem base nos critérios de desempate do campeonato. Separado em três grupos com quatro equipes, o basquete olímpico terá a fase inicial do mata mata disputada pelas equipes que ocuparem a primeira e segunda colocações de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados.

Caso o Brasil vença o Japão e sofra derrotas para os europeus, a vaga pelo terceiro lugar poderá ser garantida através da soma de pontos ou confronto direto, os dois principais critérios de desempate do torneio.

Apesar do foco nos japoneses, Petrovic ressaltou que os duelos contra Alemanha e França não serão negligenciados. ‘’Quando alguém pensa em uma equipe asiática, sempre se repete uma coisa que é subestimar esse time. Nos Jogos Olímpicos tem os melhores [atletas] e cada jogo é importante. Isso significa que nós também vamos tentar ganhar o jogo contra França e Alemanha. Não significa que vamos ir para perder, mas estamos preparados.’’

Ainda durante a coletiva, o treinador analisou as características de seus adversários. Petrovic pontuou que a ‘’dependência’’ francesa em jogadores de alta estatura poderá ser utilizada na estratégia brasileira. Para o duelo contra o Japão, a aposta será no mesmo esquema defensivo utilizado nas semifinais do Pré-Olímpico contra as Filipinas, equipe que o técnico afirmou ter qualidades similares aos japoneses. Por fim, ele opinou que a Alemanha chega às Olimpíadas com um time mais forte em relação ao que venceu a Copa do Mundo de 2023.

A Seleção Brasileira estreia nos Jogos contra a França, no dia 27 de julho.

(Foto: Divulgação/CBB)

instagram