Brasil faz frente à Eslovênia, de Doncic, até reta final de partida, mas acaba derrotado em último amistoso de preparação atrás de vaga olímpica
Em Liubliana, capital da Eslovênia, para o último amistoso de preparação para o torneio pré-olímpico, a seleção brasileira acabou derrotada pela Eslovênia, do armador Luka Doncic, por 86 a 80, nesta sexta-feira (28).
Este foi o terceiro amistoso de preparação dos brasileiros. Na segunda-feira (24), o Brasil venceu a Polônia por 91 a 75 no primeiro amistoso de preparação e na quarta-feira (26), acabou derrotado pela Croácia por 91 a 81. Na sequência, o técnico Petrovic definirá os 12 jogadores para o torneio pré-olímpico.
O pré-olímpico de Riga, de 2 a 7 de julho, terá Brasil, Letônia, Camarões, Geórgia, Filipinas e Montenegro. Na primeira fase, o Brasil pega montenegrinos e camaroneses. Os dois melhores vão às semifinais, cruzando com letões, georgianos e filipinos.
Doncic teve seu primeiro com a seleção desde as finais da NBA e respondeu bem, sendo o grande destaque do jogo com 32 pontos, sete rebotes e sete assistências. Atrás dele, Aleksej Nikolic teve 14 pontos e o norte-americano naturalizado esloveno Josh Nebo contribuiu com dez pontos e quatro rebotes. Vlatko Cancar, ala do Denver Nuggets que não atuou na última temporada da NBA por lesão, terminou com sete pontos e cinco rebotes.
Pelo Brasil, Bruno Caboclo teve um grande segundo tempo e terminou o jogo com 19 pontos, além de sete rebotes. Os alas Léo Meindl e Gui Santos, e o pivô Cristiano Felício tiveram dez pontos e cinco rebotes cada. Atrás deles, Marcelinho Huertas foi a oito pontos e seis assistências e Georginho teve seis pontos e dez assistências. Raulzinho jogou poucos minutos, saindo no fim do primeiro período com um incômodo muscular.
Começando a partida como titular, Felício teve um bom momento no primeiro quarto e ajudou o Brasil a colocar nove pontos de vantagem no meio da parcial (14 a 5), antes de fechar em seis (18 a 12). O Brasil manteve a frente do placar no início do segundo quarto, mas viu a virada eslovena na metade final da parcial. Os eslovenos chegaram a colocar oito de frente (40 a 32), mas fecharam o primeiro tempo com vantagem de quatro pontos (41 a 37).
Na frente do placar, os eslovenos controlaram o terceiro quarto e ampliaram a vantagem até um máximo de 12 pontos (58 a 46). O Brasil recuperou-se na reta final da parcial e a fechou em uma corrida de 15 a 4 para levar a partida totalmente em aberto para os dez minutos finais, perdendo apenas por um ponto (62 a 61).
Os brasileiros mantiveram o jogo em até três posses por toda a primeira metade do quarto derradeiro, mas não conseguiram se aproximar para além de oito pontos na reta final e a Eslovênia controlou o marcador até o fim do jogo.
(Foto: Reprodução Twitter / Košarkarska zveza SIovenije)