NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
9 de julho de 2023 - 05h07

Brasil derrota Porto Rico e disputará final da AmeriCup feminina

Brasileiras se recuperam no quarto final da partida, e disputarão décima decisão do torneio da América; adversário na final será os Estados Unidos

Brasil derrota Porto Rico e disputará final da AmeriCup femininaO Brasil derrotou Porto Rico neste sábado (08) pelo placar de 85 a 74 no Domo de la Feria, em León, no México, e avançou para a final da AmeriCup feminina. As brasileiras conseguiram se recuperar no quarto final da partida, e disputarão a décima final do torneio de todas as seleções das Américas, tendo como adversários os atuais bicampeões da América, os Estados Unidos.

O destaque da partida foi Damiris Dantas, que foi responsável por 24 pontos, cinco rebotes e quatro assistências em 33 minutos e meio disputados em quadra. Tainá Paixão contribuiu com 17 pontos, quatro rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, e viu Kamilla Soares encerrar a noite com 15 pontos e cinco rebotes. Pelas porto-riquenhas, Arella Guirantes chamou a atenção com 22 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e um roubo de bola, e teve a ajuda de Jennifer O’Neal (17 pontos, cinco rebotes e quatro assistências) e de Jacqueline Benitez (15 pontos).

As jogadoras de José Neto foram melhores no aproveitamento de lances livres (86,7% contra 54,5%), nas assistências (21 contra 12), nos rebotes ofensivos (12 contra seis) e defensivos (25 contra 22), nos roubos de bola (oito contra dois), nos turnovers (10 contra 13) e nos pontos anotados em turnovers (22 contra nove). As comandadas por Gerardo Batista saíram na frente no aproveitamento de arremessos (49,2% contra 46,3%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (45,5% contra 31,2%) e nos tocos (dois contra um).

O JOGO

No primeiro quarto, as duas equipes deixaram o confronto bem disputado, tendo um empate e duas trocas de liderança, sendo uma para cada lado. As porto-riquenhas foram quem começaram o jogo na liderança, mas não conseguiam abrir uma boa vantagem no marcador. Com cinco minutos e meio para o fim do período, as brasileiras empataram o jogo com Damiris, e ficaram com a frente do placar segundos depois com uma bandeja de Tainá Paixão após o roubo de bola de Rapha Monteiro. As brasileiras chegaram a ficar na liderança com uma vantagem considerável, mas sofreram a virada no minuto final com um arremesso de três pontos de O’Neill. Mya Hollingshed acertou o lance final do período com um arremesso de dois pontos, e encerrou os primeiros 10 minutos de jogo com Porto Rico vencendo por 22 a 16.

No segundo quarto, as porto-riquenhas conseguiram dominar a quadra tanto no ataque quanto na defesa, chegando a ficar na liderança durante todo o período. Com um minuto e meio jogado, a seleção de Porto Rico conseguiu chegar aos dígitos duplos de vantagem com um arremesso de dois pontos de Guirantes, que foi a responsável pela assistência para Benitez acertar um arremesso triplo para abrir 14 pontos de vantagem, a maior liderança da partida, com seis minutos e meio no relógio. As brasileiras conseguiram abaixar a diferença nos minutos finais do primeiro tempo, abaixando a desvantagem para três pontos com uma bandeja de Isabela Macedo com 21 segundos no cronômetro. O’Neill foi a responsável pelo lance final do período, encerrando a primeira metade da partida vencendo por 42 a 39 (23 a 20 para o Brasil no quarto).

Na volta para a quadra, as brasileiras continuaram em um bom ritmo no ataque, conseguindo virar o jogo com pouco mais de sete minutos a serem jogados com Tainá Paixão acertando dois lances livres após sofrer a falta de India Pagan. O Brasil conseguiu se manter na liderança com uma diferença boa de Porto Rico, mas não conseguia ampliar para mais de 10 pontos de diferença. Nos dois minutos e meio finais, as porto-riquenhas conseguiram deixar o confronto empatado em três oportunidades, mas não chegavam a reassumir a liderança da partida. Com 18 segundos no relógio, Damiris deu passe para a bandeja de Aline Moura, garantindo a vantagem nos segundos finais do terceiro período. Alana Gonçalo conseguiu roubar a bola nos segundos finais depois de ver Guirantes errar o passe, mas acabou vendo Gabriella D’Arrigo errar o último arremesso do quarto para irem ao último período vencendo por 62 a 60 (23 a 18 no quarto).

Nos 10 minutos finais da partida, as brasileiras continuaram fortes no ataque e conseguiram melhorar o seu lado defensivo, chegando a abrir 10 pontos de diferença na partida uma bandeja de Tainá Paixão depois da roubada de bola de Alana Gonçalo em cima de Hollingshed com cinco minutos e meio a serem jogados. Um minuto depois, Aline Moura recebeu passe de Tainá para acertar uma bandeja e abrir 13 pontos de vantagem, sendo a maior vantagem do Brasil na semifinal. Com o placar praticamente definido, as duas equipes brigavam por oportunidades diferentes. Enquanto a seleção brasileira buscava confirmar a vitória, as porto-riquenhas chegavam a tentar retomar a liderança e garantir a sua segunda final seguida. Mas o tempo acabou se esgotando, decretando a vitória brasileira no quarto por 23 a 14, garantindo vaga na final vencendo a partida por 85 a 74.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Brasil continua com 100% de aproveitamento no torneio, sendo esta a sua sexta vitória na AmeriCup feminina (6-0). Porto Rico sofreu a sua segunda derrota no campeonato (4-2), e disputará o terceiro lugar pela terceira vez.

As brasileiras entrarão em quadra neste domingo (09) às 21h30, quando enfrentará os Estados Unidos (5-1). Já as porto-riquenhas encaram a seleção do Canadá (5-1) às 18h30. As duas partidas acontecerão no Domo de la Feria, na cidade de León, no México.

Foto: Divulgação/FIBA

instagram