NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
27 de outubro de 2023 - 14h10

Brasil bate Colômbia e avança invicto à semi do basquete feminino do Pan

Brasil domina último quarto e vence a Colômbia para se classificar às semis invicto em primeiro lugar do Grupo B

Manu de Oliveira - Brasil x ColômbiaO Brasil fechou sua participação na fase de grupos do basquete feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 com uma vitória por 78 a 57 sobre a Colômbia, nesta sexta-feira (27).

Com o triunfo, a seleção brasileira terminou o Grupo B na primeira colocação com 100% de aproveitamento e aguarda o fechamento do Grupo A para saber o adversário na semifinal. As duas semifinais serão neste sábado (28), às 17h30 e às 20h (horários de Brasília), mas, além de ainda não saber o adversário, o Brasil também não sabe qual o horário de sua partida.

Em um jogo duro até o início do último quarto, as brasileira tiveram quatro atletas superando a marca de dez pontos. Novamente uma presença dominante no garrafão, a pivô Érika de Souza terminou com 14 pontos e oito rebotes, em 17 minutos de atuação. A ala Gabriella Sossô foi a segunda cestinha da equipe, com 13 pontos, enquanto a ala Carina dos Santos ficou perto de um double-double, com 11 pontos e oito assistências.

Do lado colombiano, destaques para a armadora Manuela Rios, que terminou com 16 pontos e sete rebotes, e para a experiente ala Mabel Martinez, que foi a 14 pontos. Com duas vitórias em três jogos, a Colômbia se classificou em segundo no grupo para as semifinais.

O jogo

Como tem sido praxe da seleção brasileira no Pan, o primeiro quarto da seleção deixou a desejar. Mesmo dominante nos rebotes, algo que também é uma constante na competição, a seleção sofreu com a defesa colombiana e saiu derrotada nos primeiros dez minutos por 23 a 22.

Também algo que tem virado rotina, a recuperação brasileira veio logo no segundo quarto. Com uma defesa muito mais intensa, as brasileiras roubaram quatro bolas e forçaram cinco desperdícios das rivais. Por mais que o aproveitamento nos arremessos ainda não estivesse o melhor possível, a defesa limitou a Colômbia a apenas oito pontos na parcial e o Brasil foi para o intervalo com uma vantagem de dez pontos (41 a 31).

Segunda colocada do grupo e, discutivelmente, segunda melhor seleção da competição, a Colômbia deu trabalho novamente no terceiro quarto. O time equilibrou o jogo interno e pagou para as brasileiras chutarem de fora, o que deu muito certo. O time brasileiro errou todos os sete arremessos de três tentados no período e saiu derrotado por 16 a 11 na parcial, partindo para os últimos dez minutos com cinco de frente (52 a 47).

Com as rivais no pescoço a seleção brasileira conseguiu voltar aa dominar nos mesmos moldes da passagem do primeiro para o segundo quarto. As defesas seguiram equilibradas na parcial, mas a bola de fora brasileira caiu (6/7 nos arremessos de três) e o Brasil conseguiu controlar o placar já na primeira metade, colocando 15 pontos (64 a 49) a 05:49 para o fim do jogo.

(Foto: Reprodução Twitter / CBB – Gaspar Nóbrega/COB)

instagram