NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
Podcasts
8 de junho de 2023 - 01h06

Jokic quebra novo recorde, Nuggets vencem Heat fora de casa e voltam a liderar as finais

Em mais uma grande noite da dupla Jokic e Murray, Denver conteve reação tardia de Miami e recuperou o mando de quadra na série

A noite do terceiro jogo das finais da NBA, nesta quarta-feira (7), era das mais tensas da série entre Miami Heat e Denver Nuggets até o momento. Primeiro pelo fator estatístico: 80% das equipes que venceram o jogo 3 terminaram levando o título. Segundo pelo clima no Kaseya Center, coberto pela esperança dos torcedores depois do triunfo de Miami na partida anterior. Nesse contexto, Denver mostrou novamente sua força, e, corrigindo os erros de domingo (4), venceu pelo placar de 109 a 94.

Principal estratégia de sucesso do Heat no jogo 2, a defesa em zona aplicada pelo técnico Eric Spoelstra, desta vez, não surtiu efeito. Os Nuggets atacaram com inteligência e trucidaram o garrafão adversário, anotando 60 pontos contra 34 dos mandantes. O aproveitamento de Miami na bola de três, outro ponto chave para a vitória anterior, naturalmente caiu, de 50% para 31,4%.

Nikola Jokic, mais uma vez, escreveu seu nome nos livros de história da NBA. Seguindo sua jornada épica nos playoffs atuais, o sérvio anotou 32 pontos, pegou 21 rebotes e distribuiu dez assistências, se tornando o primeiro jogador a anotar um 30/20/10 em um jogo das finais.

Murray se recuperou da atuação abaixo da média no jogo 3, e também conseguiu um triple double, com 34 pontos, dez rebotes e dez assistências. Vindo do banco, o calouro Christian Braun contribuiu com 15 tentos, e um aproveitamento de 7-8 nos arremessos de quadra.

Combinados, Jokic e Murray anotaram o mesmo número de pontos que todos os titulares do Heat, e conseguiram mais rebotes e assistências. Além disso, se tornaram a primeira dupla a conseguir um triple double com cada um tendo 30 pontos ou mais em um jogo de NBA.

Pelo lado de Miami, o destaque também foi a dupla de estrelas. Jimmy Butler terminou com 28 pontos, enquanto Adebayo marcou 22, além de 17 rebotes. Na ausência de Tyler Herro, o atual sexto homem Caleb Martin foi o terceiro e último a alcançar os dígitos duplos em pontuação, com dez tentos.

O JOGO

Apoiado pela torcida e embalado pela grande vitória no jogo 2, o Heat começou melhor. Adebayo buscava explorar Jokic na defesa, obtendo sucesso nas primeiras posses. Denver respondia com Murray. Agressivo, o armador aproveitava o entrosamento com o sérvio no garrafão para encontrar infiltrações eficientes, anotando oito dos primeiros dez pontos da equipe.

Miami continuava melhor. Em certo momento, passou a emular o jogo ofensivo adversário, abusando dos corta luzes e handoffs com Adebayo, que fazia o papel de Jokic. A defesa dos Nuggets enfrentava dificuldades, com Kentavious Caldwell-Pope sendo precocemente substituído após acumular duas faltas, e com a marcação individual de Murray em Butler, que aproveitava para punir o camisa 27 no jogo físico.

Contudo, como tem sido rotina na série, os donos da casa voltaram a cair de rendimento nos minutos em que Adebayo descansou. Cody Zeller foi mais uma vez dominado por Jokic, e o ataque não conseguia mais criar arremessos, investindo apenas em jogadas de mano a mano de Butler. O primeiro quarto terminou em empate, com o placar de 24 a 24.

Denver passou a frente nos segundos iniciais do período, convertendo sua primeira bola de três com Bruce Brown. A volta dos titulares do Heat garantiram vantagem à equipe, a partir de oito pontos de Martin em um menos de um minuto. Um arremesso difícil de Murray no perímetro desafogou o ataque dos visitantes, que equilibraram novamente a partida.

Contestando arremessos, a defesa dos Nuggets apresentou melhora, e o time virou o placar com Murray esquentando nas bolas longas. Miami mudou a estratégia defensiva, passando a dobrar a marcação no armador nas jogadas de pick’n roll com Jokic, com dois jogadores perseguindo o canadense. Apesar do sucesso inicial, Denver foi para o intervalo liderando por 53 a 48.

Os dois times voltaram frios dos vestiários, e o aproveitamento caiu. Melhor para os Nuggets, que aproveitaram a vantagem técnica no garrafão para abrir 11 pontos de vantagem. Aproveitando as dobras em Murray e garantindo rebotes ofensivos, Jokic passou a pontuar ainda mais.

Na equipe da Flórida, só Butler conseguia marcar pontos. Denver anulava o elenco de apoio adversário e, atacando a defesa em zona com sucesso e aproveitando turnovers, chegou a liderar por 19. Nos minutos finais, Miami se recuperou, terminando o período perdendo por 82 a 68.

Depois de tomar a virada no último quarto do jogo 2, Michael Malone mudou a estratégia. Jokic, que costumava descansar nos primeiros minutos do quarto final durante a pós-temporada, começou em quadra. Deu certo. Com dribles rápidos na direção do garrafão e passes inteligentes, os visitantes continuavam punindo a defesa em zona.

Braun passou a ser fundamental nos cortes à cesta e, com pontos consecutivos, a vantagem chegou a 21. Após uma sequência de 7 a 0 a favor do Heat, Murray apareceu mais uma vez para aliviar a barra da equipe do colorado, e o jogo parecia definido.

Só parecia. Já com menos intensidade, os Nuggets pararam de pontuar, abrindo a premissa para que Miami fizesse o que faz de melhor: superar desvantagens. Discreto, Duncan Robinson matou uma linda bola de três, deixando em nove pontos. Alguns torcedores já haviam deixado a arena quando, no lance seguinte, Murray cometeu uma falta de ataque, entregando aos mandantes sua melhor oportunidade de encostar novamente no placar.

Para o alívio da torcida de Denver, que já sofreu com perdas de grandes vantagens na série contra o Los Angeles Lakers e contra o próprio Heat, os Nuggets conseguiram conter o ímpeto adversário e garantiram o triunfo, retomando o mando de quadra.

PRÓXIMOS JOGOS

Nesta sexta-feira (9), Miami tentará se recuperar da derrota e confirmar a vantagem de jogar em casa. O jogo 4 acontece às 21h30 (horário de Brasília), mais uma vez no Kaseya Center. Depois, a série volta para Denver, na segunda-feira (12), no mesmo horário, na Ball Arena.

(Foto: Reprodução Twitter/Denver Nuggets)

instagram