NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Paris 2024
30 de julho de 2024 - 16h07

Joel Embiid minimiza vaias de franceses nas Olimpíadas: ‘Sou norte-americano’

Pivô com cidadania francesa foi alvo de provocações na estreia dos Jogos após optar por defender a seleção dos Estados Unidos

As provocações francesas não estão incomodando o pivô Joel Embiid, da seleção norte-americana de basquete. Em entrevista a Joe Vardon, do The Athletic, nesta terça-feira (30), o jogador respondeu que não guarda mágoas após ser vaiado pela torcida local na estreia das Olimpíadas de Paris, contra a Sérvia.

‘’Nada. Como eu disse, eu sou um norte-americano. Eu jogo pela seleção dos Estados Unidos’’, afirmou Embiid, sobre seus pensamentos em relação as vaias do público.

O pivô nasceu em Camarões, mas possui cidadania francesa e teve a chance de optar por disputar os Jogos pelo país da Europa. No entanto, ele acabou decidindo defender a seleção norte-americana, fato que causou revolta entre os europeus.

Segundo dirigentes da seleção da França, Embiid teria se comprometido a jogar pelo país caso conseguisse a cidadania. ‘’Ele disse ‘Sim, eu quero [jogar], consiga o papel’’’, disse o presidente da Federação Francesa de Basquete, Jean-Pierre Siutat, em referência ao passaporte do jogador durante entrevista ao The Athletic neste ano. ‘’Então, eu fiz o trabalho, com a ajuda do governo, de conseguir o passaporte para ele e seu filho. E todo o tempo ele dizia: ‘Eu quero jogar pela seleção francesa’.’’

Em março, o jogador negou o comprometimento com os dirigentes da França por meio de um porta-voz.

Em entrevista ao The New York Times, o pivô explicou sua decisão de jogar pelos norte-americanos. ”Eu passei metade da minha vida aqui (Estados Unidos). Eu tenho uma grande família, uma boa mulher, meu filho, então, isso faz muito sentido. Eu tive a oportunidade de estar aqui e conquistar muito’’, disse o atleta.

Embiid foi titular nos seis jogos disputados pelos Estados Unidos somando a preparação e a estreia nos Jogos Olímpicos, tendo média de 9,7 pontos e seis rebotes. Ele voltará a entrar em quadra nesta quarta-feira (31), quando a seleção norte-americana enfrenta o Sudão do Sul pela segunda rodada do Grupo C.

(Foto: Reprodução X / Philadelphia 76ers)

instagram