O comentarista de arbitragem da TV Globo, PC Oliveira, opinou sobre a polêmica expulsão do goleiro Léo Jardim durante o empate entre Internacional e Vasco por 1 a 1, neste domingo (28), no Beira-Rio, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Durante o programa “Fechamado”, do SporTV, PC defendeu a decisão do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, elogiando sua postura:
“O árbitro não é médico, mas tem sensibilidade. […] A maneira como o Léo Jardim levanta e sai andando ficou claro que ele estava simulando”, afirmou o comentarista.
Apesar de considerar a expulsão justa, PC Oliveira destacou a falta de critério da arbitragem em lances semelhantes.
“A questão para mim, é critério. Porque no primeiro tempo, o Rochet também simulou ter se lesionado, o massagista foi atrás do gol e pediu para ele cair. Não é uma situação feita só pelo Léo Jardim, é uma questão generalizada. O ideal é que todo mundo agisse como o Flávio Souza”, completou.
A expulsão ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo. Léo Jardim, que já tinha um cartão amarelo por retardar o reinício da partida, caiu novamente alegando dores. O árbitro interpretou o lance como simulação para ganhar tempo — já que o Vasco vencia por 1 a 0 — e aplicou o segundo amarelo, seguido do cartão vermelho.
Com um jogador a menos, o time carioca não resistiu à pressão do Internacional e acabou sofrendo o gol de empate nos minutos finais.
Após a partida, o técnico do Vasco, Fernando Diniz, demonstrou grande insatisfação com a expulsão, chamando o lance de “inadmissível”:
“Criou uma nova jurisprudência no futebol. […] Ele [Flávio] não é médico. O Léo Jardim estava sentindo dor. […] Quero ver quantos goleiros vão ser expulsos desse jeito.”
O treinador também apontou a falta de critério, comparando com um episódio semelhante envolvendo o goleiro Rochet, do Internacional, no primeiro tempo.
O clube carioca divulgou uma nota oficial repudiando a atuação do árbitro Flávio Rodrigues. No comunicado, o Vasco fala em “atuação desastrosa” e questiona a recorrência de decisões polêmicas contra o time.
“Será que é só erro ou incompetência? […] O afastamento do árbitro Flávio Rodrigues de Souza deve ser imediato.”
O clube informou ainda que tomaria medidas administrativas e irá à sede da CBF nesta segunda-feira (28) para formalizar uma nova representação oficial contra a arbitragem. No entanto, a entidade rejeitou o pedido.
soccer Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com sólida atuação na cobertura esportiva mineira. Apaixonado por comunicação e pelo universo do esporte, possui experiência como comentarista, setorista, social media e redator, atuando tanto no futebol profissional quanto em clubes amadores. Entusiasta dedicado de tudo que envolve o jogo dentro das quatro linhas.
Leia mais
Brasileirão