Gagner assumirá o cargo de diretor de desenvolvimento dos jogadores do Ottawa Senators
Foto: NHL.com
Nesta quinta-feira (16), Sam Gagner anunciou a sua aposentadoria como jogador após 17 temporadas na NHL. Agora, ele irá assumir o cargo de diretor de desenvolvimento dos jogadores do Ottawa Senators.
A última passagem de Gagner na liga foi justamente pelos Senators nesta temporada, quando jogou 19 partidas pelo time afiliado de Ottawa na AHL. Antes de iniciar a temporada, ele ainda passou pelo tryout do Carolina Hurricanes durante o training camp. Inclusive, o jogador ainda vestiu a camisa da seleção Canadense para disputar a Spengler Cup, torneio internacional de hóquei realizado anualmente em Davos na Suíça.
“Sam teve uma carreira incrível como jogador e nós esperamos para lançar o seu próximo capítulo,” comentou o general manager dos Senators, Steve Staios. “Um verdadeiro caráter individual, Sam contribuiu para o sucesso de suas organizações, ambas dentro e fora do gelo”.
Natural de London, em Ontário, o ex-atacante de 35 anos encerrou as suas 17 temporadas com 1.043 jogos disputados, 529 pontos, com 197 gols e 332 assistências. Sobretudo, ele rodou bastante pela liga após ter sido selecionado pelo Edmonton Oilers com a sexta escolha geral do Draft da NHL de 2007. Após isso, ele passou pelo Arizona Coyotes, Philadelphia Flyers, Columbus Blue Jackets, Vancouver Canucks, Detroit Red Wings e Winnipeg Jets.
Ademais, a temporada com seu melhor desempenho foi em 2016-17, pelo Columbus Blue Jackets, quando anotou em 81 jogos disputados 50 pontos, 18 gols e 32 assistências.
Além disso, Gagner é o único jogador da NHL no século 21 a ter marcado oito pontos em uma partida na temporada regular, quando ele marcou quatro gols e quatro assistências pelos Oilers – em casa – contra o Chicago Blackhawks no dia 2 fevereiro de 2013. Antes dele, somente Mario Lemieux tiveram uma partida com oito pontos ou mais na mesma partida na história da liga. No caso de Lemieux, ele anotou com cinco gols e três assistências na vitória do Pittsburgh Penguins – em casa – sobre o New Jersey Devils em 31 de dezembro de 1988.
A nível internacional, Sam Gagner ganhou com o Canadá a medalha de ouro em 2007 na copa do mundo júnior, e em 2008 ficou com a prata na copa do mundo de hóquei. Por fim, durante a temporada de lockout na NHL em 2012, ele disputou a Spengler Cup.
Aspirante a engenheiro e maluco por esportes desde berço. Veio cedo o interesse pelo hóquei, devido ao desenho dos Super Patos ter marcado a infância. Pela ligação com Pittsburgh, tornou-se fã dos Penguins, Steelers e até pelos Pirates (mesmo ainda sendo um pouco confuso o beisebol).
Nossas melhores histórias, entregues diretamente no seu e-mail!
Ao se inscrever, você concorda com as nossas Políticas de Privacidade e de Cookies e concorda em receber comunicações de marketing. Você pode se desinscrever a qualquer momento.