Calouro de Colorado cometeu um charging contra o defensor do Lightning EriK Cernak
O novato do Colorado Avalanche, Matt Stienburg, foi suspenso por dois jogos, nesta quinta-feira (31), por cometer um charging contra o defensor Erik Cernak durante a derrota em casa por 5 a 2, na quarta-feira (30), para o Tampa Bay Lightning.
A punição foi definida depois que Stienburg teve uma audiência com o Departamento de Segurança dos Jogadores da NHL, que determinou que seu hit era desnecessário e perigoso.
“Stienburg eleva-se desnecessariamente, virando seu corpo para trás e lançando-se para um check que faz contato significativo com a cabeça de Cernak e é entregue com força necessária que merece disciplina suplementar”, disse um oficial de segurança, em um vídeo de explicação.
No final do segundo período da partida entre as duas equipes, Stienburg atingiu Cernak contra o vidro de proteção na zona defensiva de Tampa Bay, quando o disco já tinha saído do domínimo do defensor. Ele recebeu uma penalidade de cinco minutos e um jogo de punição por má conduta.
Sob os termos do contrato de negociação coletiva e, com base em seu salário médio anual, Stienburg foi multado em US$ 9,3 mil. O dinheiro vai para o fundo de assistência de emergência dos jogadores.
Matt Stienburg, 24 anos, está jogando em sua primeira temporada da NHL. Ele apareceu em oito jogos nesta temporada, registrando zero pontos e 22 minutos de penalidade.
Ele foi selecionado na terceira rodada (63º no geral) pelo Avalanche em 2019. O nativo de Halifax, Nova Scotia, passou três temporadas em Cornell antes de se formar começar sua carreira profissional no final da temporada 2022-23.
Em 54 jogos na última temporada com o Colorado Eagles da AHL, Stienburg fez cinco gols e 13 pontos.