Nascido em Winnipeg, Toews retorna a NHL para defender o clube de sua cidade natal
Nesta sexta-feira (20), o Winnipeg Jets anunciou a contratação de Jonathan Toews com um acordo de uma temporada, com um valor de US$ 2 milhões, que pode ser aumentado por bônus de produtividade.
Aos 37 anos, Toews não atua na NHL desde a temporada 2022-2023, por diversas lesões, sendo a mais grave uma inflamação crônica, consequência da Covid-19. A doença, inclusive, tirou o jogador da temporada 20-21 e alguns meses do ano seguinte. Uma das medidas tomadas pelo jogador, na busca pela cura, foi passar cinco semanas na Índia para uma desintoxicação.
Sobretudo, em dezembro de 2024, o veterano deu uma declaração que estava buscando uma equipe, visando a temporada 25-26 da NHL. Com três títulos da Stanley Cup conquistados como capitão do Chicago Blackhawks, além de dois ouros olímpicos com o Canadá, Toews soma 883 pontos em 1.067 jogos na liga.
“Estou muito agradecido em retornar para a NHL defendendo o Winnipeg Jets. Será muito especial jogar diante da minha família e amigos em Manitoba (província canadense que tem Winnipeg como capital). Os Jets estão bem e estou muito ansioso em me juntar ao grupo e ajudar da forma que for possível.” disse o jogador.
Por fim, com 119 pontos em 137 jogos de playoffs, Toews vem dar experiência a um elenco dos Jets que cravou a melhor campanha de toda a NHL na temporada regular em 24-25. Porém, acabou sendo eliminado pelo Dallas Stars na segunda fase do mata-mata. Com a assinatura, o time de Winnipeg tem cerca de US$ 24,4 milhões de espaço na folha salarial, com Nikolaj Ehlers (agente livre) e Gabriel Vilardi (agente restrito) no elenco que precisam de um novo acordo para a próxima temporada.
Professor de educação física, carioca, viciado em esportes americanos desde do tempo de vasculhar o UHF atrás do sinal da ESPN. Fã de NBA e NFL, mas doente pela NHL. Torcedor “sediado” em Boston, adora os Celtics, Red Sox e Bruins, mas como gosta de sofrer, na NFL torce pelo Buffalo Bills!
Read more