Fora de casa, Pittsburgh vence New York por 7 a 0. Defensor se torna primeiro jogador da posição na NHL com cinco pontos em um período
A NHL retomou as atividades nesta terça-feira (27), após breve recesso de Natal. O Pittsburgh Penguins foi a Long Island encarar o New York Islanders e volta pra cara com um resultado espetacular: 7 a 0. “Que vitória!”, comemorou o técnico dos Pens, Mike Sullivan. Destaque para Kris Letang, com seis assistências ― cinco delas no segundo período, um recorde entre defensores na história da NHL. “Temos que continuar trabalhando, continuar melhorando. Vamos buscar a próxima”, disse o zagueiro, após ser homenageado pelos colegas no vestiário.
Apesar de algumas boas chances para os dois times, a primeira etapa não foi muito movimentada. A vitória esmagadora de Pittsburgh foi construída no segundo período. O primeiro gol dos visitantes, já depois dos cinco minutos, foi marcado por Rickard Rakell e foi o único que não teve participação de Letang. Uma falha do goleiro Ilya Sorokin acabou sendo decisiva para os Pens abrirem o placar.
O russo fazia uma boa partida até então, mas, após defender o chute de Jake Guentzel, não percebeu que o puck escapuliu por entre suas perneiras. Rakell estava na sobra e o empurrou para o gol. O lance chegou a ser desafiado por uma possível interferência, mas foi validado, 1 a 0 Pittsburgh.
A partir daí, ps Penguins dominaram o jogo, com grande performance de Guentzel e Evgeni Malkin, ambos com dois gols. Radim Zohorna fechou o segundo período espetacular dos Pens, com 6 a 0 na contagem.
Em comum, os cinco gols seguintes passaram por Letang. O defensor deu o chute desviado por Guentzel para fazer o 2 a 0, começou a jogada do terceiro, continuada por um passe longo de Rakell que deixou Guentzel cara a cara com o goleiro Sorokin e participou da tabela com Reilly Smith e Malkin que terminou no quarto gol da equipe, o primeiro do atacante russo.
A dupla Letang-Malkin voltou a dar frutos minutos depois, quando o defensor “limpou” a defesa dos Islanders pela esquerda e deu um passe cruzado para o colega ― que só teve o trabalho de empurrar para o gol.
E ainda havia tempo para o sexto. Foi Letang quem deu a saída da defesa. Sozinho, Valtteri Puustinen arrancou para o ataque e assistiu Zohorna, que completou o 6 a 0.
Sorokin não voltou para a etapa final. O russo deu lugar ao compatriota Semyon Varlamov. Com um déficit de seis gols, New York melhorou na partida, mas não tinha forças para esboçar qualquer reação.
Pittsburgh, que vinha administrando o resultado, fechou a goleada com passe de Letang para Puustinen. O finlandês, que já tinha uma assistência, marcou o sétimo dos Penguins, seu primeiro na NHL, e deu números finais ao massacre, 7 a 0.
“Nunca é fácil voltar de recesso e viajar no meio dia. Valeu o esforço”, comentou Sullivan. O técnico entregou cinco pucks a Letang, homenageando o defensor pelo seu recorde. “Foi uma daquelas noites em que parecia que todo mundo marcava gol quando recebia um passe meu”, brincou o jogador.
Apesar do resultado, os Penguins seguem em posição delicada na tabela enquanto os Islanders, ironicamente, estão bem. Pittsburgh é o penúltimo lugar na Divisão Metropolitana com 36 pontos. New York é vice-líder da mesma chave com 41.
Nesta sexta-feira (29), os Islanders recebem o Washington Capitals. Os Penguins voltam ao rinque no sábado (30), quando serão visitados pelo St. Louis Blues.
Curiosamente, Penguins e Islanders voltam a se encontrar ainda este ano. Os dois se enfrentam no próximo domingo (31), desta vez em Pittsburgh.
Outros resultados da rodada
Columbus Blue Jackets 3 @ 4 New Jersey Devils
Washington Capitals 1 @ 5 New York Rangers
Florida Panthers 3 @ 2 Tampa Bay Lightning
Ottawa Senators 4 @ 2 Toronto Maple Leafs
Boston Bruins 4 @ 1 Buffalo Sabres
Detroit Red Wings 3 @ 6 Minnesota Wild
Carolina Hurricanes 5 @ 2 Nashville Predators
Dallas Stars 1 @ 2 St. Louis Blues
Colorado Avalanche 4 @ 5 Arizona Coyotes OT
Winnipeg Jets 1 @ 2 Chicago Blackhawks OT
Seattle Kraken 2 @ 1 Calgary Flames
Vegas Golden Knights 2 @ 5 Anaheim Ducks
San Jose Sharks 1 @ 5 Los Angeles Kings
Foto: NHL.com