Mesmo sem Alexander Ovechkin, Washington mantém a grande fase e pontua há sete jogos consecutivos; divide liderança com Minnesota e Winnipeg
Mesmo desfalcado de seu capitão e principal jogador, Alexander Ovechkin, o Washington Capitals vive grande fase. Neste sábado (7), os Caps foram a Montreal e venceram os Canadiens por 4 a 2, resultado que valeu, também, a liderança da temporada regular da NHL. São 40 pontos em 27 jogos. “Jogamos um terceiro período muito bom e não demos chances para eles”, disse Tom Wilson, um dos destaques da noite.
Apesar de um certo equilíbrio, a partida iniciou com ligeiro domínio de Montreal. O time da casa vinha de duas vitórias e, impondo seu ritmo, abriu 2 a 0 no primeiro período, gols de Alex Newhook e Cole Caulfield. Em ambos, os Habs superaram uma defesa bem-composta.
“Foi um grande começo”, disse Nick Suzuki. O capitão tricolor teve participação fundamental no segundo gol, tabelando com Caulfield após forçarem um turnover.
Ironicamente, o nome da noite quase saiu o jogo no primeiro período: um chute de Jakob Chychrun desviado pela defesa adversária atingiu Wilson no rosto. “Pareceu que a minha cara estava caindo. Fiquei: ‘tô sangrando?’, ‘me cortei?'”, contou o atacante. “Ele voltou para o banco parecendo maior que de costume”, brincou Dylan Strome, sobre o retorno do colega após tratar o ferimento no vestiário. “Mas o cara é um guerreiro, sem mais.”
Sobretudo, do segundo período em diante, os Canadiens se acuaram e o jogo físico de Washington prevaleceu. Pierre-Luc Dubois acertou um chutaço de primeira e diminuiu o placar para 2 a 1 no primeiro minuto do segundo período.
A etapa final foi toda dos Capitals, com a defesa adversária recuada e o goleiro Sam Montembeault fazendo o que podia para encarar Chychrun, Aliaksei Protas e John Carlson. Os Canadiens, no entanto, tiveram três grandes oportunidades, todas no mano-a-mano, e foi a vez de outro arqueiro brilhar: Logan Thompson parou os chutes de Jayden Struble, Josh Anderson e Suzuki.
“Thompson segurou as pontas pra gente e aos poucos a maré foi virando, colocamos a vida nos eixos e começamos a fazer boas jogadas”, comentou Wilson.
Líder moral do time na ausência de Ovechkin, Tom Wilson puxou a virada. De rebote, ele marcou o gol de empate quase por acidente. Na sequência, recebeu passe de Dubois no sufoco e chutou para pôr os Caps na frente, 3 a 2.
Então, em power play, Strome marcou o quarto e fechou a conta em 4 a 2 para Washington.
“É um grande grupo. A gente adora juntar forças, ir pra cima e dar um jeito de arrancar essas vitórias”, comemorou Wilson.
Capitals, Wild e Jets estão empatados com 40 pontos, mas a equipe de DC leva vantagem nos critérios de desempate sobre as duas: tem menos jogos que Winnipeg, o que garante uma ligeira vantagem na porcentagem de vitórias, e tem uma vitória a mais que Minnesota, 19 a 18.
O time da capital americana foi beneficiado pela derrota do Wild para o Los Angeles Kings por 4 a 1, também neste sábado. Agora os Caps secam os Jets, que recebem o Columbus Blue Jackets neste domingo (8). Dessa forma, os Capitals só voltam ao rinque na quinta-feira (12), em casa, contra os mesmos Blue Jackets.
“Tivemos tantas chances de aumentar a vantagem, mas depois que eles empataram e viraram, não pudemos fazer nada, e isso é o que é mais frustrante”, lamentou Brendan Gallagher, de Montreal.
Por fim, os Canadiens seguem na lanterna da Divisão do Atlântico com 23 pontos em 27 jogos e recebem o Anaheim Ducks nesta segunda-feira (9).
Outros resultados da rodada
Utah Hockey Club 5 @ 2 Buffalo Sabres
Winnipeg Jets 4 @ 2 Chicago Blackhawks
Carolina Hurricanes 3 @ 4 New York Islanders
San Jose Sharks 1 @ 3 Florida Panthers
Nashville Predators 1 @ 3 Ottawa Senators
Colorado Avalanche 2 @ 1 Detroit Red Wings
Toronto Maple Leafs 2 @ 5 Pittsburgh Penguins
St. Louis Blues 2 @ 4 Edmonton Oilers