Anúncio é feito pelo próprio jogador. Bicampeão da Stanley Cup com o Los Angeles Kings, ele lidera a franquia em jogos e assistências
“Depois de pensar muito, decidi que este ano será o meu último na NHL“, anunciou o atacante Anze Kopitar, do Los Angeles Kings, na última quinta-feira (18). 2025-26 será sua vigésima temporada na liga. “Óbvio que, com muito pesar, aceitei essa decisão”, disse, acrescentando que teve o apoio da família, a esposa Ines e os filhos Neza e Jakob.
Kopitar foi a 11ª pick no Draft de 2005, selecionado pelos próprios Kings, e já chegou fazendo história: o primeiro esloveno selecionado e que jogou na NHL. Profissionalmente, ele já havia defendido duas equipes: Kranjska Gora, da liga eslovena, e Södertälje, da primeira divisão sueca.
Os Kings foram seu único time na América do Norte. Nos últimos 20 anos, a única equipe além de Los Angeles pela qual Kopitar jogou foi o Mora, da segunda divisão sueca, durante o breve locaute que travou metade da temporada 2012-13.
Aliás, seu sucesso em Los Angeles foi gigantesco. Assim, ele foi o artilheiro do time em 15 temporadas, nove delas seguidas, de 2008 a 2016, foi selecionado para cinco All-Star Games e conquistou as Stanley Cups de 2012 e 2014. “Claro que o fato de trazermos a primeira copa para LA foi muito especial e ganharmos outra logo depois, são minhas memórias mais vívidas e não posso ignorá-las.”
Sobretudo, Kopitar também é o maior recordista da franquia em jogos, com 1454, e em assistências, com 838. É o terceiro maior goleador com 440 e vice-líder em pontos, com 1278, atrás apenas de Marcel Dionne, que tem 1307 — marca que pode ser batida em sua temporada de despedida.
“Nem nos meus maiores sonhos imaginei que jogaria 20 anos na NHL“, afirmou, destacando que se habituou à Califórnia rapidamente. “Sempre vi LA como meu time, minha casa. Sempre me senti muito confortável aqui, meus filhos nasceram aqui. Então, nunca passou pela minha cabeça mudar, explorar outras oportunidades.”
Apesar do amor pela Cidade dos Anjos, Kopitar pretende voltar para a Eslovênia após a aposentadoria, pelo menos a princípio. “Somos de lá (ele e a esposa, Ines), os meninos ficam muito felizes quando vamos passar as férias lá, meus pais ainda moram lá, todos os nossos parentes estão lá. Vamos passar um tempinho lá, arejar a cabeça e depois ver aonde a vida nos leva.”
Por fim, aos 38 anos de idade recém-completados, Kopitar também tem uma longa história com a Seleção da Eslovênia, que defende desde as categorias de base, em 2003, e pela qual jogou cinco Mundiais adultos, 2005, 06, 08, 15 e 19 — este último, na Divisão IA, equivalente à segunda divisão. Ele também disputou os Jogos Olímpicos de 2014.
nhl Redator publicitário e quadrinista amador. Fanático por hóquei desde os anos 90, com mais da metade da vida dedicada a leituras e pesquisas sobre o assunto por puro hobby. Entusiasta de Nintendinho 8 bits, Master System e Super Nintendo, leitor do Capitão Marvel e Lanterna Verde, ouvinte de heavy metal e hardcore punk.
Leia mais
NHL