Notícias
NBA
NFL
Palpites
Casas de apostas
Guias
NCAA
Última atualização: 04/12/2024

NCAA agora tem vez aqui no The Playoffs! Vamos começar com College Football?

Bruno Beidacki abre o espaço para os esportes americanos universitários falando de futebol americano

USP NCAA FOOTBALL: APPALACHIAN STATE AT MICHIGAN S FBC USA MI

A festa do futebol americano universitário agora tem vez aqui no The Playoffs

Fala pessoal, tudo bem? Meu nome é Bruno Beidacki e a partir de hoje passo a publicar uma coluna semanal aqui no blog do The Playoffs. A dinâmica é bem simples: a cada semana um novo post sobre os esportes universitários nos Estados Unidos. Dos bowls do NCAA Football às maiores rivalidades do lacrosse, do March Madness aos torneios regionais de hóquei de grama, um resumo dos principais acontecimentos dos últimos 7 dias e uma visão geral do cenário esportivo nas universidades americanas.

Antes de ir ao post de hoje, no entanto, gostaria de me apresentar e falar um pouquinho sobre a minha vida. Sou de Porto Alegre, mas estudo jornalismo na Kent State University, em Ohio – com orgulho uma das únicas universidades na Division I da NCAA que ainda não venceu uma partida de futebol americano na temporada. Brincadeiras a parte, cheguei aqui em agosto depois de diversas frustrações com o sistema educacional no Brasil e venho vivendo uma experiência única. Joguei praticamente todos os esportes imagináveis, mas hoje meu foco é no tênis e no futebol americano – venho treinando para entrar como walk-on kicker no time da minha universidade. Longe dos esportes, gosto muito de escrever, assistir filmes/séries e jogar poker.

Agora sim, vamos ao post. Como esta é a primeira vez que escrevo aqui, o tema de hoje será bem geral e aos poucos vou inserindo as categorias que pretendo cobrir. Como o principal esporte do outono americano entre os college sports é o FBS Football, vou tentar resumir as primeiras semanas da temporada regular e falar sobre as principais expectativas para o resto do ano. Lembrando que o blog tem caráter opinativo e os leitores são mais do que bem-vindos para compartilharem suas opiniões concordando ou discordando com quem vos escreve.

NCAA D1 – FBS Football: Quem surpreende e quem decepciona?

O top 25 é sempre um ranking cheio de polêmicas por ser baseado em votos, e não estatísticas. Os dois principais rankings são o AP Poll, conduzido pela Associated Press e o Coaches Poll, onde os treinadores das universidades votam nas equipes que acreditam serem as melhores do país. A atualização semanal sempre trás várias mudanças, baseadas nos resultados de cada equipe no final de semana anterior. Mas e então, quem vem surpreendendo e quem decepcionou após 7 semanas de competição?

jameis-winston-florida-stateCumprindo o que prometiam: Florida State, Michigan State, TCU, Oregon, Nebraska, USC, Stanford, UCLA, Georgia Tech, Auburn.

Florida State ocupa a segunda colocação na AP Poll após seis semanas seguidas liderando o ranking. A perda da primeira posição não foi por demérito de FSU, mas sim pelos excelentes resultados de Mississippi State. O time comandado pelo polêmico e talentoso quarterback Jameis Winston (foto) – que perdeu os primeiros jogos da temporada por uma suspensão – venceu as 6 partidas que disputou, e apenas dois deles com dificuldade (37-31 contra Oklahoma State e 23-17 contra Clemson, duas fortes equipes). MSU, TCU, Oregon, Nebraska, USC, Stanford, UCLA, Georgia Tech e Auburn já foram derrotados durante a temporada, mas todos em confrontos contra equipes bem rankeadas.

Surpresas: Mississippi State, Baylor, Mississippi, Georgia, Marshall, Notre Dame

Colocar Mississippi State como número 1 do país pode ser considerado um exagero. Não é exagero, no entanto, dizer que a campanha da equipe é surpreendente. Seis jogos, seis vitórias tranquilas. Um dos meus favoritos da temporada, Baylor também vem surpreendendo a todos: foram 5 vitórias avassaladoras no começo do ano e uma histórica vitória por 61-58 contra TCU, uma das melhores defesas dos Estados Unidos. Mississippi, Georgia, Marshall e Notre Dame também têm campanhas excelentes, e as próximas semanas serão essenciais para definir quem briga por bowls e quem fica pelo caminho.

johnny-manziel-texas-aemDecepções: Alabama, Ohio State, Texas A&M, LSU, South Carolina, Louisville

Decepções não são novidades, especialmente no futebol americano universitário. As decepções deste ano, no entanto, são chocantes. Alabama é, discutivelmente, o programa mais tradicional do país, e equipes como Ohio State, Texas A&M, LSU, USC e Louisville vinham tendo muito sucesso recente. O problema, na maior parte dos casos, são os quarterbacks. Alabama perdeu A.J. McCarron, Texas A&M não tem mais Johnny Manziel (foto) e Louisville não conta com Teddy Bridgewater na liderança da equipe, todos selecionados no último draft da NFL. Ohio State perdeu uma das grandes estrelas da última temporada, Braxton Miller, lesionado durante a pré-temporada, e LSU e South Carolina não contam com jogadores experientes na posição. É importante mencionar que as temporadas destas equipes não são ruins, apenas abaixo das expectativas.

MELHORES JOGOS DA SEMANA

Notredame protagoniza o jogo da rodada na FBS

Notre Dame protagoniza o jogo da rodada na FBS

Florida State (2) vs. Notre Dame (5): sem dúvidas o melhor jogo da semana. Duas equipes do top 5 se enfrentando não é de se ver sempre. Florida State será testada pela primeira vez na temporada, enquanto Notre Dame vai ter que provar que tem time para ir aos playoffs do BCS Bowl. Ah, o jogo será transmitido ao vivo no Brasil, pela ESPN+.

Palpite: FSU 30×27 Notre Dame

Baylor (4) vs. West Virginia: o jogo pode não chamar muita atenção, mas a equipe de West Virginia tem todas as armas para surpreender o time de Baylor, que depende bastante de seu poder ofensivo. Se a secundária de WVU funcionar, prevejo problemas para a equipe que formou Robert Griffin III.

Palpite: Baylor 37×30 West Virginia

alabamaAlabama (7) vs. Texas A&M (21): tudo ou nada para ambas as equipes. Se Alabama perder, dá adeus às chances de terminar o ano entre as 4 melhores do país. Já para Texas A&M, uma vitória faria a equipe avançar algumas posições, mas um derrota pode tirar a equipe do top 25 da AP Poll.

Palpite: Alabama 21×6 Texas A&M

Oklahoma (11) vs Kansas State (14): jogo de extrema importância para o cenário do top 25. A equipe que vencer deve entrar no top 10, enquanto quem sair derrotado vai ficar no limbo. É um bom teste para ambas as equipes, que ainda não venceram grandes adversários nesta temporada.

Palpite: Oklahoma 41×24 Kansas State

TCU (12) vs Oklahoma State (15): mais um embate de equipes rankeadas. TCU vem de uma derrota sofrida para Baylor (58-61), o que botou em cheque a qualidade de sua tão elogiada defesa. Oklahoma State começou o ano enfrentando excelentes equipes, e por pouco não derrotou Florida State. Quem vencer entra no top 10, e quem for derrotado terá que vencer jogos importantes nas próximas semanas para continuar como concorrente aos mais importantes bowls.

Palpite: Oklahoma State 45×28 TCU

Notícia anterior Seahawks trocam Percy Harvin com os Jets Próxima notícia Flamengo fecha com mais uma derrota pré-temporada da NBA
instagram