Equipe reverteu desvantagem de 13 pontos no segundo tempo pela chance da conquista inédita
Miami (Florida) Hurricanes (5) venceu Texas Longhorns (2) por 88 a 81 na noite deste domingo (26) e garantiu classificação pela primeira vez na história ao Final Four do Torneio de Basquetebol Masculino da NCAA.
Jordan Miller foi o grande destaque da vitória dos Hurricanes. O armador conseguiu 27 pontos, com excelentes 13-13 nos arremessos de quadra e 7-7 nos lances-livres.
Do lado dos Longhorns, Marcus Carr registrou a principal atuação com 18 pontos, seis assistências e 3-8 nos arremessos dos três pontos.
A partida colocou frente a frente dois estilos de jogo. Miami eficiente nos chutes de quadra 59,2% de aproveitamento (29-49), mas apenas 2-8 nos arremessos do perímetro.
Já Texas também teve aproveitamento de arremessos acima dos 50% (30-60) e apresentou excelentes números dos chutes do perímetro (10-25 e 40% de aproveitamento).
No Final Four, os Hurricanes irão encarar UConn Huskies, que no último sábado derrotaram Gonzaga Bulldogs com facilidade. Ao contrário de Miami, a equipe de Connecticut tem cinco títulos da competição, sendo que em apenas uma oportunidade que chegou nessa fase a equipe não garantiu o troféu.
O jogo
Miami abriu o placar com um sequência de sete pontos, mas Texas buscou o empate em 9-9 antes dos cinco minutos, demonstrando o equilíbrio da partida.
Ambas as equipes mostraram muita qualidade no ataque, arremessando para mais de 54% nos chutes de quadra. Mas Texas conseguiu vencer a parcial por 45 a 37 graças aos chutes do perímetro. Enquanto os Hurricanes arremessaram apenas três bolas e converteu duas, os Longhornes acertaram sete chutes em 13 oportunidades.
Outro fator decisivo na parcial foi a participação do banco de Texas: Brock Cunningham, Arterio Morris e Sirjabari Rice combinaram para 21 pontos contra apenas dois dos reservas de Miami.
Na volta do intervalo, os Longhorns iniciaram melhor e chegaram a abrir 13 pontos na liderança nos primeiros seis minutos do segundo tempo.
Mas os Hurricanes conseguiram se recuperar no jogo, mantendo a eficiência no poste baixo e com baixo aproveitamento nos chutes do perímetro – fechou o jogo com 2-8.
Nos últimos dois minutos do segundo tempo, Miami venceu Texas por 11-4, sendo seis pontos anotados por Miller – incluindo quatro lances-livres nos últimos 24 segundos da partida.
Foto: Reprodução/Twitter Canes Men’s Basketball