Buckeyes contam com boa atuação dos dois lados da bola no fim para vencer e vão decidir título nacional contra Notre Dame
Com um final de tirar o fôlego, Ohio State está de volta à decisão pelo título do College Football Playoff. Os Buckeyes sofreram com um jogo apertado e extremamente físico, porém superaram Texas por 28 a 14. O confronto, que aconteceu nesta sexta-feira (10) valeu além da passagem para a grande final o título do Cotton Bowl.
Ohio State encara Notre Dame valendo o título no próximo dia 20 de janeiro, no Mercedes-Benz Stadium em Atlanta.
Will Howard terminou o confronto com 289 jardas aéreas em 24 passes certos em 33 tentativas. Além disso, o QB conseguiu um touchdown, com uma interceptação. Quinshon Judkins em nove carregadas, acumulou 36 jardas com dois touchdowns. Pelo ar, TreVeyon Henderson conseguiu apenas uma recepção, porém foi a do touchdown e para 75 jardas. Jack Sawyer recuperou um fumble para touchdown para Ohio State.
Por Texas, Quinn Ewers acumulou 283 jardas aéreas com dois touchdowns e uma interceptação. O jogador ainda sofreu dois fumbles no jogo, sendo um perdido. Jaydon Blue brilhou com dois touchdowns aéreos em cinco recepções para 59 jardas. Quintrevion Wisner correu 17 vezes para 46 jardas. Já David Gbenda conseguiu uma interceptação, além de um tackle solo no confronto.
A campanha que abriu o duelo terminou em downs por parte de Texas. Então, em seu primeiro ataque, Ohio State não perdoou. Abusando e muito das corridas de Judkins, os Buckeyes avançaram pelo campo. Depois de alguns passes de Howard, coube ao running back finalizar a parada com uma corrida de nove jardas pelo meio, 7 a 0 para OSU.
Os Longhorns precisavam responder, mas a linha defensiva de Ohio State estava em dia. Pressionando e muito, faziam com que Ewers tivesse que apressar passes ou simplesmente aceitar os sacks. Só que por mais que a defesa estivesse bem, o ataque de OSU passou a ser dominado por Texas e o confronto virou um festival de punts.
Contudo, o melhor estava reservado para o fim do segundo quarto. A loucura começou com o empate dos Longhorns. Num drive em que Arch Manning foi acionado e usou as pernas para converter uma quarta para um, Texas igual pelos braços de Ewers. O quarterback viu ótima movimentação de Blue pela esquerda e encaixou bola de 18 jardas, 7 a 7.
O relógio tinha 29 segundos para o intervalo. E em apenas uma jogada, Ohio State foi para a parada na frente. Depois do kickoff, a equipe sairia da linha de 25 da defesa. Porém, logo na saída, Howard achou Henderson por cima da linha, numa bola curta. Entretanto, o RB achou uma avenida e só parou 75 jardas depois, 14 a 7 para os Buckeyes na parada.
E se o começo do jogo foi melhor para OSU, a volta dos vestiários, porém, foi melhor para os Longhorns. Howard foi interceptado por Gbenda e a bola voltou para Texas. A sorte para Ohio State é que o turnover não foi aproveitado pelos rivais. E mais uma vez, o embate caiu no festival de punts. As defesas se sobressaíram.
Então, no final do terceiro quarto, Texas conseguiu deixar tudo igual. E novamente a dupla Ewers – Blue entrou em ação. Mais uma vez, após o snap, o quarterback dos Longhorns observou a passagem do running back pelo lado esquerdo. Bola lançada, Blue tira um marcador e anota o touchdown de 26 jardas, 14 a 14.
Após um punt para cada lado, Ohio State, enfim, deslanchou. Num drive recheado de faltas, os Buckeyes foram sobrevivendo. E sobrevivendo. Até que ao chegar na linha de um do ataque. Ali, Judkins voltou para ação e usando a força, colocou OSU na frente, 21 a 14 com a corrida de uma jarda.
Texas na bola e o time avançou. Chegou na linha de oito para o TD. Entretanto, era uma quadra descida. Após o snap, a pressão em cima de Ewers foi grande. E o QB acabou sofrendo um fumble forçado por Jack Sawyer, que além disso, recuperou a bola e retornou 83 jardas para o touchdown. O placar foi para 28 a 14 Ohio State e o estádio em choque com o lance absurdo.
Para terminar, Caleb Downs ainda interceptou Ewers. Sendo assim, Ohio State conquistou o Cotton Bowl e o direito de jogar pelo título nacional contra Notre Dame no dia 20 de janeiro. Os Buckeyes retornam para a decisão após uma aparição em 2021, quando perderam para Alabama. O último título, aconteceu na temporada 2014/2015, quando a equipe bateu Oregon com um show do MVP Ezekiel Elliott.