Mesmo com o astro expulso no fim do terceiro quarto, Boston faz 125 a 119 e derrota Philadelphia, que não contou com Embiid e Maxey, no sufoco
Foi o terceiro confronto entre as equipes nesta temporada e a segunda vitória da franquia de Massachusetts.
Grande nome da equipe, porém, nitidamente nervoso, após cometer sete turnovers, Tatum acabou sendo excluído de quadra no último lance do terceiro período ao reclamar com a arbitragem e sofrer a sua segunda falta técnica. Para compensar a saída da jovem estrela, Boston contou com quatro jogadores passando dos 20 pontos.
Além do próprio Tatum, Derrick White fez 21 tentos, com seis rebotes e cinco assistências. Já Jaylen Brown e Al Horford, ambos fecharam com 20. Kristaps Porzingis segue lesionado e foi desfalque para os donos da casa.
Do outro lado, apesar das ausências importantes, Philly foi um adversário difícil de ser batido e vendeu caro a derrota. Os melhores em quadra foram Patrick Beverley (26 pontos, oito rebotes, sete assistências), que fez a sua melhor exibição na liga em termos de números, De’Anthony Melton (21 pontos) e o reserva Robert Covington (18 pontos, oito rebotes e cinco roubos de bola).
Além de Embiid e Maxey, o time da Pensilvânia não contou ainda com Nicolas Batum e Kelly Oubre Jr., que permanece em recuperação física depois de ser atropelado na cidade de Filadélfia.
Na tabela de classificação, os Celtics seguem na primeira posição do Leste com um retrospecto de 15-4. Já os Sixers ficam na quarta colocação com uma campanha de 12-7.
O JOGO
Desfalcado de seus principais jogadores, o Philadelphia 76ers equilibrou as ações no primeiro quarto durante a maior parte do tempo e conseguiu ficar próximo no placar contra o forte Boston Celtics jogando no TD Garden. No entanto, a defesa dos visitantes foi sofrendo com a rotação do elenco e nos últimos instantes da parcial, os donos da casa cresceram, acertaram duas bolas de três importantes e fecharam o período na frente por 44 a 36.
No segundo quarto, o panorama do duelo mudou totalmente. Os Sixers voltaram com outra postura e aproveitando os turnovers do rival, virou o placar. A partir daí, a partida ficou bastante equilibrada e tinha tudo para as equipes irem para o intervalo empatadas. No entanto, Marcus Morris acertou uma linda bola de três no estouro do cronômetro, que colocou Philly na liderança por 72 a 69.
Os cestinhas do primeiro tempo foram Patrick Beverley e De’Anthony Melton, ambos com 16, para o Philadelphia, e Jayson Tatum com 15 para Boston. Destaques negativos para os erros dos lados com 11 a 8 para os Celtics e as defesas dos dois times.
Pat Bev steps back for 16 1st-half points 🔥
Sixers lead 72-69 at the break.
📺 Sixers-Celtics | Live on ESPN pic.twitter.com/EmCALnjOCO
— NBA (@NBA) December 2, 2023
Na volta para o terceiro quarto, o jogo seguiu parelho, mas com os mandantes ditando a ponta do marcador na maior parte do tempo. Restando dois segundos para o fim da parcial, Tatum, que já vinha de sete turnovers, fez uma falta de ataque, reclamou com a arbitragem e foi ejetado de quadra. Na sequência, os visitantes anotaram os lances livres e foram para o último período vencendo por 97 a 95 e com boas perspectivas de vitória, mesmo sem alguns titulares.
No quarto derradeiro, o embate ficou totalmente indefinido até o “clutch time”, quando De’Anthony Melton, até então cestinha do jogo, anotou sua sexta falta e foi excluído de quadra também. Depois disso, Beverley ainda tentou deixar Philly no jogo com a sua melhor atuação da carreira. Entretanto, o Boston Celtics assumiu o controle, fez oito pontos seguidos, restando menos de um minuto, e só precisou segurar a pressão dos 76ers no fim para fechar a sofrida vitória por 125 a 119.
Jrue found Pritchard underneath for the clutch bucket to go up 7!
This capped an 8-0 late push that lifted Boston to the W ☘️ pic.twitter.com/c1ouymnO0r
— NBA (@NBA) December 2, 2023
Próximos jogos:
Na sequência, o Boston Celtics terá pela frente as quartas de final do torneio In-Season da liga contra o Indiana Pacers nesta segunda-feira (4), em Indianápolis. Já o Philadelphia 76ers jogará apenas na quarta-feira (6) contra o Washington Wizards, fora de casa.
(Foto: Divulgação Twitter / Boston Celtics)