Notícias
Guia NBA 2025/26
Classificação
Times
Palpites
Casas de Apostas
Guias
NBA NBA
Notícias Guia NBA 2025/26 Classificação Times Palpites Mais

Nikola Jokic iguala recorde de Kareem Abdul-Jabbar em vitória sobre os Mavericks

Vinícius Ferreira

Astro dos Nuggets se tornou o segundo pivô da história da NBA com mais de 5 mil assistências na carreira

O pivô Nikola Jokic teve uma noite marcada por realizações históricas na vitória do Denver Nuggets sobre o Dallas Mavericks por 118 a 99, nesta terça-feira (14). Com oito passes para pontuação distribuídos no duelo, o ‘’Joker’’ alcançou a marca de 5 mil assistências na carreira e se juntou à lenda Kareem Abdul-Jabbar como os únicos pivôs da NBA a atingirem a marca.

O ex-pivô de Los Angeles Lakers e Milwaukee Bucks fechou sua carreira com 5.660 assistências anotadas em 1.560 jogos. Dessa forma, caso mantenha sua média de carreira, Jokic poderá ultrapassar o Hall da Fama e se tornar o pivô com mais assistência na história em aproximadamente 93 jogos.

Leia também:

Os recordes do atleta não pararam por aí. Ainda durante a partida, ele se tornou o jogador mais rápido a alcançar 15 mil pontos, 7,5 mil rebotes e 5 mil assistências na carreira, o fazendo em 709 jogos. Larry Bird, antigo detentor do recorde, alcançou a marca em 799 duelos.

Jokic fechou o jogo com dez pontos, 14 rebotes e dez assistências, anotando seu 146º triplo-duplo em nove anos de NBA. Atualmente, o sérvio está em terceiro colocado na lista de jogadores com mais triplos-duplos na história, restando 36 para ultrapassar Oscar Robertson.

Nuggets vivem bom momento

Além de Nikola Jokic, o armador Jamal Murray também teve noite exemplar ao anotar 45 pontos (sua maior pontuação na temporada) e seis assistências. Michael Porter Jr. também se destacou com 13 pontos.

Sobretudo, com a vitória sobre Dallas, os Nuggets estenderam sua sequência invicta para quatro partidas. Assim, a franquia ocupa a quarta colocação da Conferência Oeste com campanha de 24 vitórias e 15 derrotas na temporada regular da NBA.

Vale reiterar que as grandes performances de Jokic são o fator principal para o bom momento do time. Ele soma médias de 30,6 pontos, 13,2 rebotes e 9,9 assistências e segue vivo na disputa para conquistar seu quarto prêmio de MVP nos últimos cinco anos.

Por fim, o atual Jogador Mais Valioso da liga entra em quadra nesta quarta-feira (15) para a segunda partida de um back-to-back. A franquia recebe o Houston Rockets na Ball Arena para outro duelo contra uma equipe texana.

nba nba
nfl nfl

Jornalista. Começou a acompanhar NFL por influência paterna e expandiu seu amor aos outros esportes americanos. Torcedor do Los Angeles Lakers, Rams e Dodgers, além de santista roxo.

Leia mais