Confira quem são as estrelas que têm se destacado ao longo dos meses de temporada regular
Chegamos ao último mês da temporada regular da NBA. Agora, cada equipe tem cerca de 15 jogos restantes para consolidar sua posição na tabela e garantir a passagem para a pós-temporada.
Ao mesmo tempo, as principais estrelas da liga seguem atuando no mais alto nível e protagonizando uma disputa acirradíssima pelo prêmio de MVP. Entre grandes atuações, lesões e fases ruins, a lista com os dez maiores candidatos segue em constante mudança.
Leia também:
Por isso, o The Playoffs preparou a penúltima lista da corrida para o MVP 2024-25. Confira!
Ao longo do último mês, Shai manteve uma consistência impressionante na avassaladora campanha do Thunder. Das 13 partidas em que disputou, conseguiu 40 ou mais pontos em quatro, incluindo uma atuação de 51 pontos diante do Houston Rockets.
Além disso, somou dez vitórias e apenas duas derrotas. Uma delas aconteceu diante do Denver Nuggets de Nikola Jokic, principal concorrente ao posto de melhor jogador da temporada. No entanto, na partida anterior, o armador canadense havia marcado 40 pontos, oito rebotes, cinco assistências e três tocos em um triunfo imponente.
Não seria surpresa se o sérvio tivesse retomado o primeiro lugar da corrida, e a distância entre os dois primeiros colocados é mínima. No entanto, Gilgeous-Alexander segue sendo, incontestavelmente, o melhor jogador da equipe de melhor campanha na poderosa Conferência Oeste. Ainda por cima, tem ao seu lado o fator novidade, visto que ainda não venceu seu primeiro MVP na carreira.
Se falamos sobre a consistência e qualidade de Shai, faltam adjetivos para descrever o que faz Jokic na atual temporada. Desde a nossa última lista, o pivô conseguiu o primeiro jogo de pelo menos 30 pontos, 20 rebotes e 20 assistências da história da NBA.
Obviamente, seu desempenho é o principal responsável pelo sucesso coletivo dos Nuggets, que continuam se mantendo entre os três primeiros colocados do Oeste, apesar de toda a embolação da tabela.
O próprio sérvio admitiu que sente estar jogando o melhor basquete de sua carreira, e por incrível que pareça, os números ajudam a comprovar a declaração. Com médias de triple double (29,1 pontos, 12,8 rebotes e 10,3 assistências), Jokic segue muito forte na briga pelo seu quarto prêmio, e pode retomar a ponta a qualquer momento.
O pódio da nossa corrida continua inalterado, com Antetokounmpo consolidado na terceira colocação. A distância do grego para os dois primeiros, no entanto, já parece inalcançável.
Apesar disso, mesmo diante de alguns momentos de oscilação dos Bucks, a temporada do ala-pivô é inquestionável. São 30,4 pontos, 12,1 rebotes e seis assistências por partida, números que vem ajudando Milwaukee a liderar a briga pela quarta posição no Leste, que garantiria o mando de quadra na rodada inicial da pós-temporada.
Tatum já está distante da briga pelo topo, mas, se consolidou novamente como o protagonista indiscutível dos Celtics, depois de perder os prêmios de MVP das finais de conferência e também das finais na temporada passada.
O ala não só lidera os atuais campeões em todos os principais quesitos estatísticos, como também vem desempenhando de maneira incrível mesmo nas derrotas. Como foi o caso em reveses recentes diante do Oklahoma City Thunder, quando marcou 33 pontos, oito rebotes e oito assistências, e Cleveland Cavaliers, onde terminou com 46 pontos, 16 rebotes e nove assistências.
Temos o primeiro salto em relação à última lista do The Playoffs. O melhor jogador do melhor time da NBA na atual temporada deixa a décima posição e alcança o quinto lugar.
E com os devidos méritos. Ainda soberanos na ponta do Leste, os Cavaliers emplacaram a maior sequência de vitórias (16) de sua história ao longo dos últimos jogos, antes da derrota para o Orlando Magic no domingo (16).
Ao longo do mês que se passou, Mitchell teve médias de 25,4 pontos, 4,4 rebotes e 4,5 assistências. Uma performance, em particular, chamou atenção e ajudou na ascensão: os 41 pontos, três rebotes e cinco assistências durante a vitória sobre os Celtics no último confronto entre as equipes na temporada regular.
Sorrateiramente, Anthony Edwards é o quarto maior pontuador da temporada na NBA, com média de 27,6 tentos por jogo, e vem acertando 40% de seus arremessos no perímetro, ambas as melhores marcas da carreira até aqui.
Além disso, soma 5,8 rebotes (também igualando a melhor marca) e 4,6 assistências. Ainda que os Timberwolves venham sofrendo com um desempenho abaixo do esperado depois de alcançar as finais do Oeste em 2024, o desempenho do ala-armador não pode ser ignorado.
A princípio, LeBron mantém sua sétima posição na lista, mas pode ter a colocação ameaçada por conta dos problemas físicos. O ‘rei’ se lesionou na partida contra Boston no dia 8 de março e já perdeu quatro compromissos. Além disso, deve ser reavaliado apenas na próxima semana.
Quando entra em quadra, no entanto, o agora quarentão segue nos impressionando. A nova parceria com Luka Doncic vinha sendo um sucesso antes da contusão na virilha, e as médias de 25 pontos, 8,2 rebotes e 8,5 assistências nos recordam constantemente que a idade é apenas um número – pelo menos para James.
Cunningham sobe um degrau na nossa lista e segue encantando em um aguerrido time de Detroit. Favorito das casas de aposta para o prêmio de MIP, o armador já figura entre os dez também na corrida para o MVP.
Suas médias de 25,6 pontos, 9,3 assistências e seis rebotes, todas as melhores pessoais, valeram a merecida seleção para o primeiro All-Star Game da carreira. Além disso, Cade é o terceiro armador com mais duplos-duplos na temporada (28), atrás apenas de Trae Young e James Harden, caminhando firme para disputar os playoffs também pela primeira vez.
Desde a chegada de Jimmy Butler, Stephen Curry vem vivendo seus melhores momentos na temporada. O embaladíssimo Warriors vem sendo guiado pela dupla e ameaça até mesmo os primeiros colocados do Oeste, algo que parecia impossível há alguns meses.
Da trade deadline até então, suas médias são de 28,6 pontos (terceira maior da NBA no período), 4,3 rebotes e 5,9 assistências. Assim como LeBron, Curry vem provando que, para talentos geracionais como ele, o tempo pode realmente passar mais devagar.
Em meio à ausências por problemas pessoais, Towns, infelizmente, sofreu uma queda em seu desempenho. Mesmo assim, continua sendo um dos pilares dos Knicks, que dificilmente perderão a terceira colocação do Leste.
No atual momento, em que Jalen Brunson se encontra lesionado, as responsabilidades do pivô vem sendo ainda maior. Algumas performances recentes, em especial diante de times que brigam no topo de suas conferências como Cavaliers, Lakers, Celtics e Warriors, deixaram a desejar. No entanto, uma boa reta final de temporada da NBA pode impulsioná-lo novamente às posições superiores.
De acordo com o mercado norte-americano, as cotações para o prêmio atualmente são as seguintes: