Confira quais atletas recém-contratados já assumiram papel de destaque em sua nova casa
As trocas e negociações entre jogadores e franquias são um dos grandes atrativos da NBA durante a offseason. Esse é o período em que as equipes vão ao mercado em busca de reforços para corrigir falhas e fortalecer os setores necessitados após uma temporada.
Entre os inúmeros acordos fechados durante a janela de transferências, existem os nomes que se destacam pela capacidade de impactar o desempenho da nova equipe. Esses jogadores, aliás, dispensam o período de adaptação e surpreendem ao assumir papéis de liderança nos primeiros lances com o time.
Assim, na temporada 2024-25, atletas recém-contratados já chamam atenção por elevar o nível de suas equipes no começo do campeonato. Por isso, o The Playoffs preparou uma lista com cinco jogadores que já tiveram um grande impacto em seus novos times. Confira!
Uma das grandes surpresas da campanha do Golden State Warriors até aqui é o ala-armador Buddy Hield. O jogador, que teve passagem pelo Philadelphia 76ers em 2023-24, chegou tendo grande impacto saindo do banco de reservas. Dessa forma, alcançou 14,8 pontos por jogo nas partidas que não iniciou em quadra (melhor marca da liga para atletas com mais de 15 jogos).
Com uma média de 42,4% de aproveitamento nas bolas triplas, ele também se consolidou como uma boa opção do perímetro, especialmente após a saída de Klay Thompson para o Dallas Mavericks. Além disso, com a ajuda de Hield, os Warriors alcançaram a terceira melhor campanha da Conferência Oeste com 12 vitórias e seis derrotas.
Após o deixar o Minnesota Timberwolves em troca por Julius Randle, Karl-Anthony Towns vem colocando bons números em seus primeiros passos com os Knicks. O jogador voltou a jogar como pivô e contribui com 26,2 pontos por jogo (décima melhor marca da NBA) e 12,7 rebotes (terceira maior da liga). O aproveitamento nos chutes de quadra é de 54%
Dessa forma, a adição de Towns causou uma melhora expressiva no ataque de New York. O time pulou de 112,8 pontos por jogo em 2023-24 (19ª marca na liga) para 118,8 (quarta melhor). Subtraindo as médias de pontos da equipe com e sem o jogador em quadra, é possível observar que a presença do pivô melhora o setor ofensivo da equipe em 8,8 pontos.
O San Antonio Spurs possui um futuro promissor com a estrela Victor Wembanyama em seu elenco. Na offseason, a equipe buscou o veterano Chris Paul, que estava de saída do Golden State Warriors, para adicionar não só experiência ao jovem time, mas também uma excelente opção para a posição de armador que fez falta durante a última temporada.
O ‘’Point God’’ não decepcionou, tendo médias de 10,6 pontos com 45,6% de aproveitamento, 8,2 assistências (sétima melhor marca da NBA) e 1,4 roubo de bola. Além disso, ele acumula uma taxa de assistências por erro de 4,56.
Depois de uma temporada com Bradley Beal e Devin Booker revezando na posição de armador do Phoenix Suns, a franquia foi ao mercado e adquiriu um nome apropriado para assumir de vez a posição. Saindo do Washington Wizards, Tyus Jones reforçou o time do Arizona com médias de 11 pontos, 7,1 assistências e 1,2 roubos de bola enquanto arremessa com 45,3% de aproveitamento.
Vale pontuar que a baixa quantidade de erros que o atleta comete em suas atuações. Na atual temporada, ele acumula uma taxa de assistências por turnover de 6,4, a sexta melhor da NBA.
Por fim, depois de uma temporada decepcionante em 2023-24, o Sacramento Kings trouxe uma das peças mais experientes disponíveis no mercado. DeMar DeRozan se mudou para a capital da Califórnia após passagem pouco proveitosa no Chicago Bulls e rapidamente se tornou o segundo principal pontuador do time, atrás apenas de De’Aaron Fox.
O ala de 35 anos possui médias de 22,6 pontos, 4,1 rebotes, 4,1 assistências e 50,8% de aproveitamento com a camisa dos Kings. Seu senso de liderança também tem ajudado o time nos momentos decisivos, uma vez que ele acumula a maior média do elenco em pontos durante quartos períodos (7,5).