Astro dos Celtics já passou por cirurgia após confirmada uma grave lesão em seu tendão de Aquiles
O Boston Celtics sofreu um duro golpe em suas aspirações nos playoffs da NBA. Infelizmente, as expectativas se confirmaram e a estrela da equipe, Jayson Tatum, lesionou severamente o tendão de Aquiles da perna direita durante o Jogo 4 contra o New York Knicks. Os atuais campeões confirmaram a informação em comunicado desta terça-feira (13), adicionando que o atleta já passou por uma cirurgia e ainda não possui previsão de retorno, por mais que uma recuperação completa seja esperada.
A partida, realizada no Madison Square Garden, terminou com vitória dos Knicks por 121 a 113, o que deu à equipe nova-iorquina a vantagem de 3 a 1 na série. A situação de Boston ficou ainda mais delicada após a confirmação oficial da lesão. Na noite, o camisa 0 vivia indiscutivelmente sua melhor partida dos playoffs, travando um duelo direto espetacular com Jalen Brunson.
A lesão aconteceu em uma jogada sem contato durante o último período. Tatum se esticou para tentar recuperar a bola após um turnover de Boston e imediatamente sentiu a parte baixa da perna direita próximo ao tornozelo/calcanhar. Inclusive, ele foi ao chão pedindo um tempo técnico e demonstrando sinais claros de uma dor intensa.
Jayson Tatum was helped off the court late in Game 4 after an apparent leg injury on this play. pic.twitter.com/UF8D4mxqlo
— ESPN (@espn) May 13, 2025
Sem conseguir colocar peso sobre a perna, o ala precisou de auxílio para deixar a quadra e, minutos depois, foi visto chorando em uma cadeira de rodas durante o percurso para os vestiários. Após exames realizados nesta terça-feira, os médicos dos Celtics confirmaram a ruptura do tendão de Aquiles.
Com isso, Jayson Tatum está fora do restante da pós-temporada da NBA e iniciará um longo processo de reabilitação. A recuperação deste tipo de lesão geralmente leva de nove a 12 meses, o que compromete inclusive não só o início, como provavelmente toda a próxima temporada. Para os Celtics, que chegaram aos playoffs com a segunda melhor campanha da Conferência Leste, a notícia representa uma reviravolta drástica nos planos de bicampeonato.
Leia também:
Jayson Tatum was one of the leagues true ironmen.
— Riley ❄️ (@rileysbetter) May 13, 2025
He played in over 92% of his career games, missed his 1st career playoff game last round, & had only missed back to back games once in his career due to an injury.
this world is just cruel man pic.twitter.com/Q6aHz9FOIk
A ausência de Tatum representa um impacto técnico e emocional significativo. O jogador é o principal pontuador da equipe, além de ser referência em momentos decisivos. Sem ele, Boston precisará encontrar novas soluções para enfrentar um Knicks confiante, embalado e mais próximo da vaga nas finais do Leste.
Com a lesão de Jayson Tatum confirmada, cabe agora ao técnico Joe Mazzulla reorganizar o time. Jaylen Brown deve assumir maior responsabilidade ofensiva, mas será essencial também o aumento de produção de jogadores como Derrick White e Jrue Holiday, que terão que desempenhar papéis mais agressivos se o time quiser evitar a eliminação precoce.
Jayson Tatum this season:
— StatMuse (@statmuse) May 13, 2025
26.8 PPG
8.7 RPG
6.0 APG
1.1 SPG
Led the Celtics in PPG, RPG and APG. pic.twitter.com/cKDz3ubd02
Enquanto isso, os Knicks entram em quadra para o Jogo 5 com a possibilidade de fechar a série e eliminar um dos favoritos ao título. Jogando no TD Garden, os Celtics precisarão de uma atuação quase perfeita para manter viva a esperança da torcida.
Por fim, a lesão de Tatum não afeta apenas o presente da equipe, mas também levanta dúvidas sobre o futuro imediato da franquia. Dessa forma, a diretoria dos Celtics, sob a guia do GM Brad Stevens, terá que lidar com um longo período sem sua principal peça, o que pode influenciar decisões e potencias trocas estratégicas na offseason.
Escreve sobre o que ama. Torcedor incondicional dos Patriots desde a temporada perfeita que não teve final perfeito. Um viciado em jogos de esportes desde seu finado PS1, é apaixonado também por Bruins, Red Sox e Celtics. Tem a felicidade de já ter visto todos os seus times de coração serem campeões. Sonha em um dia entrevistar pessoalmente seu maior ídolo, Patrice Bergeron.
Read more