Sem Ja Morant, Desmond Bane registra seu maior número de assistências na carreira e comanda triunfo de Memphis
Neste domingo (8), o Memphis Grizzlies (26-13) derrotou o Utah Jazz (20-23) por 123 a 118, no FedExForum, em Memphis. Desmond Bane chamou a responsabilidade, distribuiu nove assistências (sua maior marca na carreira) e comandou a vitória dos Grizzlies. Após vencer seis partidas seguidas, a franquia está empatada na liderança da Conferência Oeste com o Denver Nuggets.
Memphis atuou sem seu principal jogador, Ja Morant, que ficou de fora do jogo com dores na coxa. Steven Adams (doente) e Brandon Clarke (dores no quadril) também não entraram em quadra hoje.
Nas atuações individuais, Memphis contou com uma noite inspirada de Desmond Bane, que terminou a partida com 24 pontos e nove assistências. Destaque ainda para Tyus Jones (21 pontos e quatro roubos de bola) e Jaren Jackson Jr. (19 pontos, oito rebotes e cinco tocos).
Já pelo lado de Utah, Lauri Markkanen foi o maior pontuador da equipe, com 21 pontos e sete rebotes. Além dele, os maiores cestinhas foram Kelly Olynyk (19 pontos e oito rebotes) e Jordan Clarkson (17 pontos). Clarkson foi expulso no terceiro período do duelo depois de cometer uma falta flagrante dois em Bane.
No primeiro quarto, as defesas levaram vantagem sobre os ataques, e Walker Kessler e Jackson Jr. se destacaram, com cinco e dois tocos, respectivamente. Já que as bolas do perímetro não estavam caindo, os times buscaram pontuar através de infiltrações e foi assim que Memphis abriu sete de vantagem no placar. No entanto, o Jazz virou no último lance do período, que terminou 24 a 23 para Utah.
O jogo estava equilibrado até Olynyk cometer quatro dos sete erros do Jazz no segundo quarto. Os Grizzlies, com cinco jogadores anotando sete pontos, aproveitaram os vacilos do time adversário para conquistar uma arrancada de 17 a 5 e ir para o intervalo vencendo por 66 a 52. Destaque para o bom aproveitamento de Memphis nas bolas do perímetro, sete de dez.
Utah voltou com “sangue nos olhos” e cortou a vantagem de Memphis para apenas um ponto. Olynyk acertou duas bolas de três para se redimir, enquanto Clarkson marcou 13 pontos. Na hora de virar o duelo, no entanto, o Jazz se atrapalhava e desperdiçava oportunidades. Os Grizzlies, então, dispararam na frente novamente, com dez pontos de Jones e nove de Bane no terceiro quarto. O lance mais marcante do período foi a falta flagrante dois em cima de Bane, que resultou na expulsão de Clarkson do confronto. 98 a 90 para Memphis.
ain't nothing over there 🗺 pic.twitter.com/uQaiND4fZT
— Memphis Grizzlies (@memgrizz) January 9, 2023
No último quarto, Utah até tentou reagir e chegou a perder por somente seis pontos restando dois minutos no relógio. Entretanto, o roteiro do período anterior se repetiu, e o time bobeou mais uma vez no momento decisivo. Memphis, portanto, aproveitou a vantagem construída ao longo do jogo para selar a vitória por 123 a 118.
Após perder as duas primeiras partidas para o Jazz nesta temporada, os Grizzlies deram o troco e, finalmente, venceram. As equipes ainda se encontrarão mais uma vez no próximo mês.
Agora, o Memphis Grizzlies enfrentará o San Antonio Spurs (13-27), nesta segunda-feira (9), em Memphis, às 22h (horário de Brasília). Do outro lado, o Utah Jazz jogará contra o Cleveland Cavaliers (25-15), na terça (10), em Utah, às 23h.
(Foto: Reprodução Twitter/Memphis Grizzlies)