Com Giannis Antetokounmpo fora, Thanasis representará família na seleção da Grécia, em elenco liderado por Walkup
Neste sábado (19), a seleção da Grécia disputou o último amistoso preparatório para a Copa do Mundo da FIBA, uma derrota por 84 a 71 para a Alemanha. Contudo, mais importante do que o jogo, foi a divulgação dos convocados para o Mundial, que aconteceu logo após o duelo.
Foram dois os cortes da pré-lista elaborada pelo técnico Dimitris Itoudis: Panagiotis Kalaitzakis, ala do Panathinaikos, e Georgios Tsalmpouris, pivô do Bilbao. Outras duas ausências do plantel serão Kostas Sloukas e Nick Calathes, nomes conhecidos do basquetebol europeu e, no caso de Calathes, da própria NBA.
Entretanto, um desfalque é incomparável: Giannis Antetokounmpo. Apesar do Greek Freak ser ativo nas competições de seleções, tendo disputado duas Copas do Mundo, desta vez acompanhará a equipe grega de longe, já que enfrenta lesão no joelho esquerdo.
Sem os astros mencionados, especialmente Giannis, o esquadrão da Grécia será comandado pelo armador naturalizado Thomas Walkup, do Olympiacos Piraeus. Ao mesmo tempo, Konstantinos Mitoglou retorna ao basquete internacional após quase dois anos de suspensão. Outro destaque é Thanasis Antetokounmpo, irmão de Giannis e único representante da NBA na equipe, já que defende as cores do Milwaukee Bucks.
A Grécia vai disputar o Grupo C da Copa do Mundo, junto com Estados Unidos, Jordânia e Nova Zelândia. O torneio começa no dia 25 de agosto, mas a Grécia entra em quadra no dia 26 para enfrentar a Jordânia, em confronto às 05h45 do horário de Brasília.
Confira a lista da seleção grega para a disputa da Copa do Mundo da FIBA 2023:
Armadores:
Thomas Walkup (Olympiacos – GRE);
Dimitris Moraitis (Panathinaikos – GRE);
Alas-armadores:
Giannoulis Larentzakis (Olympiacos – GRE);
Michalis Lountzis (Olympiacos – GRE);
Eleftherios Bochoridis (Panathinaikos – GRE);
Alas:
Ioannis Papapetrou (KK Partizan – SER);
Kostas Papanikolaou (Olympiacos – GRE);
Konstantinos Mitoglou (Panathinaikos – GRE);
Nikos Rogkavopoulos (Baskonia – ESP);
Alas-pivôs:
Thanasis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks – EUA);
Pivôs:
Georgios Papagiannis (Panathinaikos – GRE);
Manolis Chatzidakis (AEK Athens – GRE).
Foto: Twitter / FIBA