Notícias arrow
NBA arrow
NFL arrow
Palpites arrow
Casas de apostas arrow
Guias arrow
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia Podcast Video
NBA
Última atualização: 22/11/2024

NBA: corrida para o prêmio de MVP 2024-25 – mês 1

Confira as estrelas que têm se destacado ao longo do primeiro mês de temporada regular

A temporada regular da NBA 2024-25 já está prestes a completar um mês. Portanto, chegou a hora de dar início à tradicional corrida para o prêmio de MVP do The Playoffs. Ao longo dos próximos meses, atualizaremos a lista acompanhando o desempenho das principais estrelas da liga. 

Alguns nomes já são figurinhas carimbadas na disputa pela principal honraria individual do basquete ao longo dos últimos anos. Outros vem crescendo nas temporadas recentes e despontando como sérios concorrentes.

Vale lembrar que, desde a temporada passada, os candidatos a prêmios individuais devem atender um critério principal. Dessa forma, devem estar presentes em, pelo menos, 65 dos 82 jogos de temporada regular, disputando um mínimo de 20 minutos.

Confira abaixo a primeira lista da temporada 2024-25!

* As médias estatísticas correspondem até a rodada do dia 20 de novembro

1 – Nikola Jokic, Denver Nuggets

Atual MVP da NBA e dono de três prêmios nos últimos quatro anos, Nikola Jokic não cansa de nos impressionar. Neste início de campanha, vem se provando mais uma vez como jogador mais valioso da liga.

Suas médias individuais de 29,7 pontos, 13,7 rebotes e 11,7 assistências já são inacreditáveis por si só. No entanto, o impacto do pivô também é nitidamente traduzido na campanha do time.

Com ele em quadra, os Nuggets superam os adversários por uma média de 11,3 pontos a cada 100 posses de bola. Sem ele, no entanto, é superado por 21,5 pontos a cada 100 posses de bola.

2 – Jayson Tatum, Boston Celtics

Jayson Tatum liderou o Boston Celtics ao décimo oitavo título durante a temporada 2023-24, mas, não saiu com o prêmio de MVP das finais ou mesmo da Conferência Leste.

Agora, com os celtas dominantes na temporada regular, vem se estabelecendo como craque absoluto da equipe. 

Suas médias de 29,9 pontos, 8,1 rebotes e 5,9 assistências o credenciam à posição. Além disso, disputou até o momento todas as 15 partidas de Boston, que ocupa a segunda posição do Leste com apenas três derrotas.

3 – Donovan Mitchell, Cleveland Cavaliers

Depois de ter renovado seu vínculo com os Cavaliers, Donovan Mitchell vem tendo uma média de 24,3 pontos. Esse número tende a aumentar, mas, caso se mantivesse assim, seria o seu menor desde 2019-20.

Contudo, o que favorece o argumento de Mitchell para o pódio não são só os números, mas o desempenho. O ala-armador é, inegavelmente, o melhor jogador na equipe de melhor campanha até aqui.

Cleveland tem 16 vitórias e apenas uma derrota e, historicamente, os votantes do prêmio sempre levam em consideração também o retrospecto dos times.

4 – Shai Gilgeous-Alexander, Oklahoma City Thunder

Segundo colocado na última votação, Shai Gilgeous-Alexander segue se consolidando como um dos principais candidatos ao prêmio de MVP da NBA. O armador continua sendo o grande nome ofensivo do forte Oklahoma City Thunder.

Até então, OKC aparece na segunda posição do Oeste com 12 vitórias e somente quatro derrotas.

Regular como sempre, Shai vem somando médias de 28,7 pontos, 5,1 rebotes e 6,3 assistências por jogo, tendo disputado todos os 16 compromissos da franquia.

5 – Anthony Davis, Los Angeles Lakers

Desde que chegou aos Lakers, o treinador JJ Redick destacou em diversas oportunidades a intenção de tornar Anthony Davis ainda mais protagonista da equipe. 

A teoria tem se confirmado nas quadras. Davis vem registrando 30,7 pontos, 11,3 rebotes e 1,8 toco por partida, liderando o bom início de Los Angeles na temporada, com dez vitórias e quatro derrotas.

Além disso, vem registrando o maior ‘usage’ do time. A estatística calcula, basicamente, o envolvimento ofensivo e o volume de definições do jogador ao longo da campanha.

6 – Giannis Antetokounmpo, Milwaukee Bucks

Como destacado anteriormente, a campanha é um fator historicamente considerado nas votações para a MVP. Apenas por isso, Giannis Antetokounmpo não figura nas primeiras cinco posições dessa lista.

O grego lidera a liga com 32,1 pontos de média, além de 12,1 rebotes, 6,1 assistência e 1,4 toco. Sua colocação é prejudicada pelo início ruim dos Bucks. Mas, a equipe tem mostrado sinais de melhora e, se mantiver o nível, ele tem tudo para pegar o elevador e ganhar posições.

7 – Anthony Edwards, Minnesota Timberwolves

Mais uma jovem estrela em ascensão, Anthony Edwards vem justificando a aposta dos Timberwolves em transformá-lo na cara do time para o futuro. 

Em sua primeira temporada sem Karl-Anthony Towns como companheiro, o ala-armador tem 28,1 pontos, 5,1 rebotes, 3,8 assistências e 42,4% de aproveitamento no perímetro. 

Vem se consolidando como um dos mais talentosos jogadores da nova geração na NBA, e tem tudo para figurar nas listas para MVP por muitos anos.

8 – Kevin Durant, Phoenix Suns

Se falamos em juventude no nome acima, temos que falar também da experiência de Kevin Durant. Mesmo aos 36 anos, o ala segue atuando em primeiríssimo nível na NBA, com uma regularidade digna de sua brilhante carreira.

O veterano disputou os nove primeiros jogos da temporada, liderando os Suns às primeiras posições do Oeste com médias de 27,6 pontos, 6,6 rebotes, 3,4 assistências e 55,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Durant também poderia estar melhor colocado na lista. Entretanto, sofreu uma contusão na panturrilha e perdeu alguns compromissos. A boa notícia é que parece pronto para retornar ao longo da próxima semana.

9 – Karl-Anthony Towns, New York Knicks

Vivendo uma experiência diferente, Karl-Anthony Towns disputa sua primeira temporada na NBA longe de Minnesota. Até então, o início da nova jornada nos Knicks vem saindo como o esperado: agregando muito no ataque, e abaixo da média na defesa.

O ala-pivô aparece como um dos pilares da melhora de New York na temporada, com 26,8 pontos, 12,2 rebotes, 2,9 assistências e 50% (!) de aproveitamento no perímetro.

10 – Luka Doncic, Dallas Mavericks

Fechando a lista, um nome que certamente ganhará posições ao longo dos próximos meses. Luka Doncic começou a temporada sendo questionado por sua dedicação defensiva.

Na parte ofensiva também teve uma ligeira queda em relação à temporada passada. No entanto, suas médias de 28,1 pontos, 7,6 rebotes e 7,6 assistências mostram que continua sendo letal.

Doncic estabeleceu um padrão altíssimo de atuações ao longo dos últimos anos, que precisará alcançar para brigar pelo seu primeiro prêmio de MVP. Além disso, não ajuda que o início de temporada dos Mavericks venha sendo turbulento.

Menções honrosas:

Stephen Curry, Golden State Warriors
LeBron James, Los Angeles Lakers
De’Aaron Fox, Sacramento Kings

instagram