Com domínio dos Jays, Celtics vencem Timberwolves e seguem na cola dos Cavaliers pela liderança da Conferência Leste
Com direito a mais uma chuva de bolas de três, o Boston Celtics (14-3) venceu o Minnesota Timberwolves (8-8) neste domingo (24), no TD Garden. A partida acabou em 107 a 105 e Boston chegou a cinco vitórias consecutivas, a oitava nas últimas dez partidas.
Boston segue firme na segunda posição da Conferência Leste, na perseguição ao Cleveland Cavaliers, líder com dois jogos de frente. O Wolves estão em 11º lugar no Oeste, meio jogo atrás do San Antonio Spurs, décimo colocado e atual dono da última vaga para o play-in.
Jaylen Brown foi o destaque dos Celtics, terminando como cestinha da partida com 29 pontos (7/10 nas bolas de três), além da marcação sobre Anthony Edwards na posse final do jogo que poderia empatar a partida. Jayson Tatum também foi bem, com 26 pontos e oitos rebotes. Atrás dos dois, Derrick White teve 19 pontos e nove rebotes.
Pelos Wolves, Edwards terminou com 28 pontos, nove rebotes e sete assistências. Porém, não conseguiu concretizar a última jogada da partida para empatar ou vencer o jogo. Julius Randle teve 23 pontos e seis rebotes, enquanto Rudy Gobert terminou com dez pontos e 20 rebotes.
Boston volta às quadras já nesta segunda-feira (25), quando recebe o Los Angeles Clippers no TD Garden. Os Wolves voltam para Mineápolis e recebem o Houston Rockets na terça-feira (26).
Se teve alguém que apareceu no início e no fim da partida com destaque, este foi Brown. O ala celta marcou todos os 15 primeiros pontos de Boston no jogo, a partir de cinco arremessos certeiros de três com 100% de aproveitamento. Boston abriu 15 a 6, mas ficou quase seis minutos sem anotar pontos no primeiro período. Assim, teve que lidar com a virada de Minny, que levou os primeiros 12 minutos por 27 a 24.
Boston virou o placar logo em suas duas primeiras posses ofensivas e se manteve à frente no placar até o intervalo. A equipe da casa chegou a abrir 12 pontos de vantagem (55 a 43) com 3:14 por jogar no primeiro tempo, mas sofreu uma corrida de 9 a 0 no fechamento da parcial e foi para o descanso com vitória magra por três pontos (55 a 52).
A máquina de três de Boston voltou a funcionar no início do terceiro quarto, com Brown, White e Tatum, que levaram o placar 69 a 54 com 7:20 por jogar na parcial. Os celtas controlaram o placar e venceram o período por 29 a 21, somando 84 a 73 na partida.
Os Celtics mantiveram-se à frente no placar com pelo menos duas posses até os últimos dois minutos de jogo, quando Jaden McDonalds cravou uma enterrada a 2:04 para o fim e colocou 104 a 102 no placar. A partida ficou entre uma e duas posses até o fim. Após um erro em um arremesso de três de Brown, o ala encarou “Ant” do outro lado e não deixou o rival finalizar a jogada que impediria a vitória celta.