Ala sérvio foi draftado pelos Wolves e também teve passagens por Kings e Heat
Nemanja Bjelica se aposentou. O campeão da NBA pelo Golden State Warriors anunciou sua aposentadoria do basquete em suas redes sociais neste sábado (23).
“Ultimamente, tenho lido diversos anúncios de atletas profissionais falando sobre o fim de suas carreira,” Bjelica escreveu. “Isso me fez pensar sobre quando a hora chega, que eu evitaria o momento, porque sou muito privado e tentei manter minhas aparições na mídia [somente] relacionadas ao basquete”.
Bjelica foi draftado em 2010, mas só chegou à NBA em 2015 pelo Minnesota Timberwolves, com quem passou suas três primeiras temporada. Depois disso, foi para o Sacramento Kings em 2018.
Thank you 🙏🏻 pic.twitter.com/EpmQlWibbY
— Nemanja Bjelica (@NemanjaBjelica) March 23, 2024
Em 175 aparições com os californianos, o sérvio teve médias de 10,1 pontos, 5,7 rebotes e 2,3 assistências em 24 minutos por jogo. “Quando cheguei à liga, eu tive que ajustar meu estilo de jogo completamente, mas não me arrependo”, declarou. “Primeiramente, por todos os lugares em que estive, me deram novas motivações e me empurraram para novas vitórias”.
Após ser trocado pelos Kings para o Miami Heat, o ala assinou com os Warriors na intertemporada de 2021, onde ganhou o título da NBA na mesma temporada. “Finalmente, no pico da minha carreira profissional, ganhei o anel de campeão com Golden State e o técnico Steve Kerr, que me mostrou que o basquete é mais do que vencer”.
Essa campanha pelos Warriors foi a última de Bjelica na NBA. Ele jogou pelo time turco Fenerbahçe Belo em 2022-23. “Um tempo atrás, eu li que ninguém ganhou uma corrida contra o tempo. Ao longo dos anos e percebi isso totalmente. Mesmo agora, 20 anos depois de me dedicar ao jogo, sinto a necessidade de anunciar que o fim chegou”.
Em sete temporadas na liga americana, ele teve médias de 7,6 pontos, 4,6 rebotes e 1,8 assistência.
Antigo MVP da EuroLeague, o ala conquistou medalhas de prata pela Sérvia na Copa do Mundo e no EuroBasket.
“Estou, oficialmente, me aposentando como jogador de basquete, mas estou ansiando para novos desafios no esporte que amo e me deu tudo,” Bjelica finalizou.
Foto: Reprodução Twitter/Minnesota Timberwolves