Ala de 20 anos é enviado para os Wizards em troca de duas escolhas de segunda rodada, o que representa chance de recomeço em sua carreira perto de casa
Em mais um movimento da agitada offseason da NBA até aqui, o Houston Rockets acertou neste sábado (5) a troca do ala Cam Whitmore com o Washington Wizards, que vai mandar em troca duas escolhas de segunda rodada do Draft da liga. A informação do negócio é de Shams Charania, da ESPN norte-americana.
A negociação marca o fim de uma breve e irregular passagem de Whitmore por Houston. Selecionado na 20ª escolha do Draft de 2023, o ala de 2,01m chegou à NBA cercado de expectativas após ser um dos destaques do college por Villanova, mas encontrou dificuldades para se firmar em uma rotação já repleta de jovens promissores.
Nas últimas semanas, os Rockets trabalharam junto a Cam Whitmore e seus agentes da WME Basketball na busca por um novo destino. Os Rockets múltiplas ofertas, mas optou por enviá-lo para uma equipe que lhe oferecesse uma chance real de crescimento na carreira.
Agora, o jogador, que completa 21 anos na próxima terça-feira (8), terá uma nova chance em uma franquia que vive um processo de reconstrução mais profundo. Natural Odenton, em Maryland, Whitmore também estará mais próximo de casa, o que pode facilitar sua adaptação fora das quadras e, quem sabe, ser um diferencial no elenco dos Wizards.
Em duas temporadas pelos Rockets, Cam Whitmore teve médias de 10,8 pontos e 3,4 rebotes, com 44,9% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Na última temporada, seu impacto ofensivo foi notável em métricas de eficiência: segundo o ESPN Stats & Info, Whitmore anotou 0,46 pontos por toque na bola, a quarta melhor marca da liga entre jogadores com pelo menos 1.000 toques.
Apesar disso, a concorrência por minutos foi intensa em Houston, especialmente após reforços de peso como Kevin Durant, Dorian Finney-Smith e Clint Capela. Os Rockets optaram por seguir com uma rotação mais experiente e competitiva, dificultando a continuidade do desenvolvimento do jovem.
Com a chegada de Cam Whitmore, o Washington Wizards segue uma linha clara em sua reconstrução: acumular talentos jovens e com teto alto. Na atual offseason, a franquia também adquiriu o armador CJ McCollum e o pivô Kelly Olynyk em troca com o New Orleans Pelicans, para dar experiência ao time, além de ter selecionado o promissor Tre Johnson, vindo de Texas, com a sexta escolha do Draft de 2025.
Sobretudo, a expectativa é que Whitmore tenha um papel mais relevante no elenco comandado por Brian Keefe, podendo atuar ao lado de nomes como Bilal Coulibaly, Alex Sarr e Bub Carrington.
Por fim, a saída de Whitmore do Rockets foi construída em comum acordo entre a franquia e os representantes do jogador. Além disso, segundo fontes da ESPN americana, Houston analisou diversas ofertas nas últimas semanas e optou por enviá-lo a um destino onde ele tivesse mais chances de se desenvolver. E com físico explosivo, facilidade para atacar o aro e arremesso em evolução, ele ainda é visto como uma aposta com enorme potencial.
Jornalista paulistano que já jogou futebol americano e pratica basquete nas horas vagas. Fanático por esportes desde que se conhece por gente, aprendeu sobre o ufanismo das grandes ligas pelo videogame, se apaixonando loucamente pela NFL, NCAA, NBA e MLB. Torcedor fanático do New York Giants, Ohio State Buckeyes, Cleveland Cavaliers e New York Yankees. Escolha de 1ª rodada do Draft de Redatores de NFL do The Playoffs de 2017.
Read more