Em noite de estreias pelos dois lados, Greek Freak sentiu dores no joelho ainda no primeiro quarto, e não retornou para a partida que se encerrou com uma diferença de 29 pontos
O destaque da partida foi o armador Jrue Holiday, que foi responsável por 24 pontos, cinco rebotes e sete assistências em 29 minutos que esteve presente em quadra. Bobby Portis contribuiu com 18 pontos e 11 rebotes, e viu Brook Lopez encerrar a noite com 17 pontos e sete rebotes. Pelo Heat, Jimmy Butler chamou a atenção com 23 pontos, e recebeu a ajuda de Bam Adebayo (18 pontos e sete rebotes) e de Caleb Martin (17 pontos, cinco rebotes e três tocos). O Greek Freak ficou em quadra por seis minutos e meio, e anotou quatro pontos, quatro rebotes e quatro assistências.
Entre os estreantes do Heat, Zeller foi quem mais se destacou com dez pontos, quatro rebotes e três assistências em pouco menos de 16 minutos e meio, enquanto Love contribuiu com nenhum ponto, mas garantindo oito rebotes, quatro assistências, um roubo de bola e um toco durante 21 minutos e meio. Crowder atuou por 16 minutos, e anotou nove pontos, três rebotes e um roubo de bola.
Os jogadores de Mike Budenholzer foram melhores no aproveitamento de arremessos (48% contra 39,1%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (41,3% contra 22,5%), no aproveitamento de lances livres (78,9% contra 72%), nas assistências (27 contra 21), nos rebotes, tanto nos ofensivos (dez contra nove) quanto nos defensivos (47 contra 36) e nos roubos de bola (seis contra cinco). Os comandados por Erik Spoelstra saíram na frente nos tocos (cinco contra um) e nos pontos anotados em turnovers (13 contra nove). As duas equipes empataram nos turnovers, com dez para cada lado.
O JOGO
Os primeiros seis minutos de jogo mostravam que o confronto poderia ser muito disputado, ocorrendo dois empates e sete trocas de liderança. Entre essas trocas de liderança, o Heat conseguiu impor a sua maior vantagem na partida, que foi de quatro pontos com Butler acertando uma bandeja. Mas na metade final do período, os Bucks começaram a controlar a partida, e abriram dez pontos de vantagem com Portis convertendo dois lances livres depois de sofrer falta de Zeller. Restando um minuto no relógio, Antetokounmpo pediu para Budenholzer pedir tempo, e foi direto para o vestiário alegando dores no joelho direito. Mesmo sem o principal jogador em quadra, o time da casa conseguiu manter os dígitos duplos de vantagem com uma bandeja de Lopez e o lance livre de bonificação depois da falta cometida por Duncan Robinson. O camisa 55 do time de Miami tentou o lance final com um arremesso triplo, mas não converteu a sua tentativa, encerrando o primeiro quarto perdendo por 42 a 32.
Giannis asked for a timeout and went straight to the locker room after what appeared to be an injury. pic.twitter.com/IiExVso256
— NBA on ESPN (@ESPNNBA) February 25, 2023
No segundo quarto, os Bucks continuaram mantendo o ritmo forte no ataque e melhoraram o seu lado defensivo, dificultando diversas cestas do adversário. Durante todo o tempo, a equipe da casa não chegou a ficar com uma vantagem inferior aos dez pontos, mas conseguiu chegar na barreira dos 20 pontos com Holiday dando assistência para o arremesso triplo de Khris Middleton. Mesmo tendo um aproveitamento de 40,9% nos arremessos, o Heat não teve um bom aproveitamento do perímetro, convertendo apenas 14,3% dos arremessos de três pontos tentados contra 37,5% da franquia de Milwaukee. Jevon Carter tentou um fadeaway do perímetro com cinco segundos no relógio mas não converteu o seu arremesso, e viu Adebayo também não converter a tentativa na linha de três pontos para irem aos vestiários com a vitória parcial dos mandantes por 73 a 56 (31 a 24 no quarto).
Na volta para a quadra, os Bucks continuaram no mesmo ritmo do período anterior tanto no ataque quanto na defesa. Tendo um aproveitamento de arremessos igual com o adversário (36,4%), o Heat converteu apenas um de dez arremessos de três pontos no período contra três de 11 tentativas dos donos da casa. A vantagem não chegava a subir muito, mas se manteve entre os 15 e 23 pontos durante os primeiros 12 minutos do segundo tempo de partida. Os mandantes mostravam um bom jogo coletivo, e mostravam que não estava dispostos a abrir mão da liderança tão cedo. Depois de sofrer falta de Meyers Leonard, Martin converteu apenas um dos dois lances livres que teve direito, e viu Portis errar o lance final do período para irem ao último período perdendo por 95 a 74 (22 a 18 no quarto).
No último quarto, as duas equipes já sabiam que a partida já estava praticamente definida, e os dois técnicos colocaram os reservas em quadra depois de AJ Green, com um minuto e meio jogados, acertou uma bola tripla depois de receber passe de Grayson Allen para os Bucks passarem da pontuação centenária. Durante a primeira metade, a diferença se mantinha na casa dos 20 pontos, mas uma corrida de 23 a 6 durante quatro minutos e meio fez com que a equipe da casa abrisse 35 pontos de vantagem, a maior liderança da partida, depois de Green dar assistência para o arremesso triplo de Holiday. O Heat buscou diminuir um pouco a diferença no tempo restante e ultrapassar também a marca centenária, mas ficou a um ponto de anotar o 100º ponto da partida depois de o cronômetro zerar para decretar a vitória do time de Milwaukee no quarto por 33 a 25 e na partida por 128 a 99.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Milwaukee Bucks conquista o seu 42º triunfo na temporada 2022-23 da NBA, sendo o 13º consecutivo (maior sequência invicta na temporada), e continua na vice-liderança da Conferência Leste com 71,2% de aproveitamento (42-17) e uma vitória a menos do que o líder Boston Celtics (43-17). O Miami Heat sofre a sua 28ª derrota no campeonato, mas se mantem na zona de classificação para o play-in ocupando a sétima posição do leste norte-americano com 53,3% de aproveitamento (32-28).
O próximo compromisso dos Bucks está marcado para este domingo (26), quando receberá o Phoenix Suns (32-28), às 15h, no Fiserv Forum, em Milwaukee. Um dia antes, no sábado (25), o Heat enfrentará o Charlotte Hornets (18-43), às 21h, no Spectrum Center, em Charlotte.
Foto: Reprodução Twitter/NBA