
Guia NBA 2024-25: Sacramento Kings

A união entre Sacramento Kings e Mike Brown resultou em um dos melhores momentos da história recente da franquia. O retorno aos playoffs em 2022-23 deu gás às esperanças de um futuro brilhante na capital da Califórnia.
Nem mesmo a eliminação no play-in e a decepcionante campanha na última temporada devem desanimar o time liderado por De’Aaron Fox, fato que foi reforçado pela chegada do seis vezes All-Star DeMar DeRozan na offseason. O Sacramento Kings voltará às quadras com a promessa de um time ainda mais competitivo.
O que esperar do Sacramento Kings nesta temporada?
Mike Brown chegou aos Kings na temporada 2022-23 e mudou a história da franquia. Ele registrou a primeira campanha positiva do time em 16 anos e a primeira aparição em playoffs desde 2005-06. Com os resultados, o HC recebeu o prêmio de Treinador do Ano e, mesmo com a queda para o Golden State Warriors na primeira rodada daquela pós-temporada, as expectativas para o seu segundo ano de trabalho eram para lá de positivas.
Contudo, a realidade se mostrou contrária e a equipe apresentou um ataque bem menos eficiente, ficando com a nona colocação da Conferência Oeste na temporada 2023-24 (apesar de registrar somente duas derrotas a menos que o campeonato anterior). A queda para o New Orleans Pelicans no play-in consolidou o ano decepcionante.
Ainda assim, podemos dizer que a próxima temporada é promissora para o time da capital californiana. Na offseason, a missão era reforçar o elenco para voltar a ser uma das potências do Oeste. O principal nome que chegou foi o do veterano DeMar DeRozan, que foi trocado por Harrison Barnes e será a segunda grande fonte de cestas do time, ao lado de De’Aaron Fox.
Ala de 35 anos e com 15 temporadas de experiência, DeRozan é conhecido como um dos melhores arremessadores da NBA na meia distância, uma das áreas com pouca qualidade em Sacramento. Na última temporada, ele liderou a liga com 6,9 chutes tentados do setor por jogo, enquanto todo o elenco dos Kings teve somente 8,8 (25ª marca entre todos os times).
Além disso, o veterano é uma ótima opção ofensiva para o ‘’clutch’’, tendo 48,7% de aproveitamento em quadra e 46,7% no perímetro em momentos decisivos no último ano.
A defesa, que atualmente é liderada por Keegan Murray, também era um dos setores que necessitavam de reforço. Para isso, a equipe recorreu ao Draft de 2024 com a seleção do ala-armador Devin Carter na 13ª escolha geral.
O jogador se destacou como um bom marcador e arremessador consistente ao longo de sua passagem por Providence, onde anotou 19,7 pontos, 8,7 rebotes, 1,8 roubo e um toco por jogo com 47,3% de eficiência nos chutes de quadra durante sua última temporada. Apesar de suas qualidades, o jogador não estará disponível no começo do campeonato por conta de uma lesão e, quando voltar, ainda precisará desenvolver algumas áreas de seu jogo, como o controle de bola e inteligência na criação de jogadas.
Além de uma significativa atuação de seus reforços, Sacramento espera que seu franchise player, De’Aaron Fox, consiga guiar o time ao tão sonhado título. Exímio defensor (liderou a liga com dois roubos por jogo na última temporada), o armador é também um pontuador veloz e eficiente. Em 2023-24, ele fechou a temporada regular com 26,6 pontos, tendo 46,5% de aproveitamento em quadra e 36,9% no perímetro.
Domantas Sabonis é outro jogador que deverá seguir com muito protagonismo no Sacramento Kings. Uma verdadeira máquina de duplo-duplos, o pivô fechou a última temporada com 19,4 pontos, 13,7 rebotes e 8,2 assistências de média. Além disso, ele participou de todos os 82 jogos no ano, algo inédito em sua carreira.
Para a rotação, a equipe conta com um bom reserva em Malik Monk. O sexto homem de Sacramento teve médias de 15,4 pontos, 5,1 assistências com 44,3% de aproveitamento em quadra e 26 minutos por jogo. Inclusive, uma lesão sofrida pelo ala-armador na reta final da dos Kings chegarem aos playoffs. Por sua importância, ele foi recompensado como uma extensão de contrato na offseason.
No lado negativo, os Kings iniciam a nova temporada com dúvidas em relação ao seu ala-armador titular, Kevin Huerter. O jogador, que disputou apenas 59 partidas na última temporada por conta de uma lesão no ombro, demonstrou uma queda em sua produção após anotar 15,2 pontos, 48% de eficiência nos chutes de quadra e 40% no perímetro durante a 2022-23. No ano passado, ele teve 10,2 pontos por jogo, 36,1% de aproveitamento nas bolas de três e 44,3% nos arremessos.
Outra preocupação de Sacramento para o ano é o setor defensivo. A chegada de Carter pelo Draft dificilmente será o suficiente para a equipe apresentar melhora na contenção de ataques adversários. Na última temporada, a franquia ficou na 17ª posição entre as equipes com menos pontos cedidos (114,8) e 21ª em FG% de adversários (48%).
Apesar das dúvidas, os Kings possuem talento o suficiente para retomarem o destaque que tiveram em 2022-23. Com um excelente time titular e opções no banco de reservas, a equipe deve apresentar um dos ataques mais efetivos da liga, abrindo caminho para um favoritismo na disputa por uma vaga direta para a pós-temporada da Conferência Oeste.
Principais chegadas: DeMar DeRozan, Devin Carter
Principais saídas: Harrison Barnes, Chris Duarte e Davion Mitchell
Ponto forte: O ataque possui talento suficiente para se estabelecer como o melhor da liga. A adição de DeMar DeRozan, caso encaixada, potencializará ainda mais a equipe que já conta com a forte dupla Fox-Sabonis.
Ponto fraco: A qualidade defensiva da equipe segue como uma incógnita para a próxima temporada.
Campanha em 23-24: 46 vitórias e 36 derrotas (nono no Oeste)
Provável quinteto: De’Aaron Fox, Kevin Huerter, DeMar DeRozan, Keegan Murray e Domantas Sabonis
Franchise player: De’Aaron Fox
Sexto homem: Malik Monk
Head coach: Mike Brown
Briga por: Playoffs