O clássico Gre-Nal, disputado no sábado (19) na Arena do Grêmio, pela 5ª rodada do Brasileirão, terminou empatado em 1 a 1, mas deixou um gosto amargo para os tricolores. Isso porque, aos 39 minutos do segundo tempo, um possível pênalti a favor do Grêmio não foi assinalado, nem mesmo após revisão do VAR. Segundo o comentarista de arbitragem PC Oliveira, do Grupo Globo, houve erro claro da arbitragem de Braulio da Silva Machado, que ignorou um contato imprudente do lateral Aguirre sobre o meia Aravena.
O lance que inflamou os gremistas aconteceu quando Aravena tomou a frente de Aguirre, invadiu a área e acabou derrubado. A arbitragem de campo inicialmente mandou seguir, mas o VAR, comandado por Wagner Reway, recomendou a revisão. Mesmo assim, Braulio manteve sua decisão.
Para PC Oliveira, a falha é evidente:
“É muito pênalti. O Bráulio está vendo as costas dos jogadores e pode ser que esteja vendo o contato lateral. Mas só é feito pela alavanca da perna direita do Aguirre na coxa do Aravena. Ele até aponta o contato no ombro, mas não vê a perna. […] Aguirre chega atrasado de forma imprudente ampliando o corpo na perna do Aravena. É pênalti claro.”
O comentarista ainda criticou a nova orientação da Comissão de Arbitragem da CBF, que limita a interferência do VAR, deixando a decisão final ainda mais dependente da visão de campo do árbitro, o que, neste caso, pesou contra o Grêmio.
Na saída do gramado, a insatisfação tomou conta dos jogadores tricolores. O zagueiro Kannemann, que entrou durante o primeiro tempo no lugar do lesionado Wagner Leonardo, não poupou críticas:
“Um (time) se cansa, briga, corre, faz por merecer. E os caras nunca apontam para nós. É vergonhoso. Vimos contra o Flamengo. Se toca na unha, eles marcam contra nós. O cara chegou uma hora depois e derrubou o nosso jogador.”
Com o empate, o Grêmio escapou temporariamente da zona de rebaixamento, indo a quatro pontos e subindo para a 16ª colocação. O Internacional, por sua vez, mantém os seis pontos e ocupa a 10ª posição na tabela.
soccer Jornalista em formação diretamente de Niterói-RJ. Busca juntar o que mais ama: comunicação e esporte. É grande torcedora do Fluminense e da McLaren, além de apaixonada por futebol nacional desde pequena. Encantou-se com diversas categorias do automobilismo e, hoje, não sabe viver sem os roncos dos carros. Uma grande entusiasta do multilinguismo e viajante pelo mundo.
Leia mais
Brasileirão