Com muitos gols e emoção até os últimos minutos, Porto e Al Ahly protagonizaram um dos jogos mais eletrizantes da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na noite desta segunda-feira (23), no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), as equipes empataram por 4 a 4 e deram adeus à competição ainda na fase de grupos. O resultado, somado ao empate por 2 a 2 entre Palmeiras e Inter Miami, decretou a eliminação de ambos.
Com dois pontos somados em três jogos, a equipe portuguesa ficou na terceira colocação do Grupo A, enquanto o time egípcio, também com dois pontos, terminou na lanterna pelos critérios de desempate.
نهاية المباراة 🔴 pic.twitter.com/hvwumUKAmY
— النادي الأهلي (@AlAhly) June 24, 2025
De olho no duelo entre Palmeiras e Inter Miami, o Porto entrou em campo determinado a apagar a má impressão deixada nos dois primeiros jogos e seguir firme na briga pela classificação. No entanto, o que se viu nos minutos iniciais foi um Al Ahly mais ligado, dominando o campo ofensivo com intensidade e presença constante.
A pressão egípcia surtiu efeito rapidamente. Logo aos 14 minutos, Fathy fez um belo lançamento, e Abou Ali apareceu livre na área para finalizar com precisão e abrir o placar. No entanto, o Porto respondeu à altura. Aos 22, Rodrigo Mora fez uma jogada individual brilhante, driblou o goleiro El Shenawy e empatou a partida.
Apesar da igualdade no placar, o Al Ahly seguiu no controle do jogo. A equipe do Cairo chegou a marcar novamente, mas o gol foi anulado por impedimento. Ainda assim, os egípcios não recuaram. No fim do primeiro tempo, Fábio Vieira cometeu pênalti, e Zizo deixou a cobrança para Abou Ali, que bateu com categoria e marcou seu segundo gol, colocando o Al Ahly em vantagem: 2 a 1.
Na volta do intervalo, o jogo continuou em ritmo acelerado. Precisando da vitória, o Porto partiu para o ataque e foi recompensado logo aos 4 minutos. William Gomes, ex-São Paulo, acertou um chute espetacular e empatou novamente: 2 a 2. A resposta do Al Ahly, contudo, foi imediata. Em mais uma boa jogada ofensiva, Abou Ali apareceu livre na área e, de cabeça, marcou seu terceiro gol na partida, recolocando o time egípcio na frente.
A equipe portuguesa não se intimidou. Pouco depois, Samu, que havia entrado no intervalo, aproveitou cobrança de escanteio e empatou novamente: 3 a 3. Porém, a equipe portuguesa voltou a ser surpreendida. Aos 18 minutos, Ben Romdhane finalizou com precisão da entrada da área e fez o quarto gol do Al Ahly.
Mesmo em desvantagem, o Porto manteve a pressão. Já nos minutos finais, o brasileiro Pepê, ex-Grêmio, acertou um chute rasteiro no canto e decretou o empate por 4 a 4. Apesar do esforço, o resultado não foi suficiente para garantir a classificação de nenhuma das equipes.
Com o fim da fase de grupos, Palmeiras (5 pontos e saldo +2) e Inter Miami (5 pontos e saldo +1) avançam às oitavas de final. O Alviverde enfrenta o Botafogo no sábado (28), às 13h (de Brasília), na Filadélfia, enquanto a equipe norte-americana encara o PSG no domingo (29), em Atlanta.
Porto e Al Ahly encerram sua participação com campanhas decepcionantes, mas com um espetáculo memorável para a história do torneio.
A DAZN anunciou que transmitirá todos os jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de maneira gratuita. Para acompanhar aos jogos dos brasileiros e a competição inteira, basta acessar este link e se cadastrar de maneira totalmente grátis.
soccer Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com sólida atuação na cobertura esportiva mineira. Apaixonado por comunicação e pelo universo do esporte, possui experiência como comentarista, setorista, social media e redator, atuando tanto no futebol profissional quanto em clubes amadores. Entusiasta dedicado de tudo que envolve o jogo dentro das quatro linhas.
Leia mais
Futebol Internacional