A primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa ainda nem começou, e a entidade já pensa em mudanças para o torneio. Enquanto a competição está prestes a começar, a Fifa estuda a possibilidade de aumentar o número de participantes na segunda edição. A Copa do Mundo de Clubes contará com 32 equipes; no entanto, no futuro, a federação poderá ampliar esse número para 48.
De acordo com o The Guardian, da Inglaterra, a Fifa já pensa em mudanças para as próximas edições da Copa do Mundo de Clubes. Após times europeus mostrarem insatisfação por terem ficado de fora da primeira edição, a entidade máxima do futebol mundial estuda a possibilidade de aumentar o número de participantes em novas edições do torneio.
Enquanto 32 times disputam a Copa do Mundo de Clubes, gigantes como Milan, Barcelona e Liverpool, entre outros, ficaram de fora. Sendo assim, clubes europeus se sentiram decepcionados por não poderem receber a premiação milionária que será distribuída pela Fifa. O valor chega a um total de 1 bilhão de dólares.
Neste cenário, a Premier League fez um pedido, solicitando mais duas vagas para equipes do mesmo país via ranking na Copa do Mundo de Clubes. O critério atual do torneio fez com que o Liverpool ficasse fora da competição, mesmo atendendo a um dos requisitos para conquistar uma vaga.
Enquanto gigantes do continente europeu desejam mais vagas na Copa do Mundo de Clubes, a Fifa já se mostra disposta a abrir mais vagas nas próximas edições. Em entrevista ao The Athletic, Mattias Grafstrom, secretário-geral da federação, sinalizou de forma positiva sobre a ideia.
“Para o futuro, estamos muito abertos a analisar formatos e outras questões que discutiremos com os clubes e as confederações. Acredito fortemente no futuro desta competição”, disse Grafstrom.
Redator com experiência no mundo do entretenimento e esporte, apaixonado por contar histórias. Já escreveu sobre games, cinema e futebol, cobrindo lançamentos, eventos e campeonatos. Acompanha de perto tanto o futebol nacional quanto o internacional, sempre em busca de entender e compartilhar o que acontece dentro e fora de campo.
Read more