Em documento oficial sobre os 32 clubes participantes do Mundial de Clubes, a Fifa reconheceu os títulos de Palmeiras (1951) e Fluminense (1952) na Copa Rio como conquistas de caráter intercontinental e os considerou oficialmente campeões mundiais, com o mesmo peso histórico da antiga Copa Toyota, disputada entre campeões da Libertadores e da Champions League a partir da decáda de 60.
Com isso, as equipes brasileiras passam a se juntar a Flamengo, Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio e Santos, os únicos clubes do país que já conquistaram o título de campeões do Mundo.
Confira o registro da documentação apresentada pela FIFA sobre a Copa do Mundo de Clubes. Nos conteúdos dedicados a Fluminense e Palmeiras, é possível observar que ambos possuem a mesma quantidade de ‘Inter-confederation Cups’ que o Flamengo, campeão da competição em 1981.



A conquista do Verdão aconteceu logo após a derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1950. Inspirada na competição entre seleções, a Fifa teve grande participação na organização do torneio, contando com a mentoria de Ottorino Barassi, vice-presidente da entidade na época. Naquele momento, o campeonato reuniu oito clubes:
É importante destacar que, na época, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores ainda não existiam. Por isso, a organização escolheu Palmeiras e Vasco, pois eram os campeões dos estaduais considerados mais fortes do país.
A competição ocorreu entre 30 de junho e 22 de julho, com jogos disputados no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os times dividiram-se em dois grupos de quatro equipes, que jogaram entre si em turno único. Em seguida, as duas melhores equipes de cada grupo avançaram para as semifinais. Por fim, a final foi disputada em dois jogos.
O Palmeiras chegou à final ao superar o Vasco por 2 a 1 no placar agregado. Na decisão, enfrentou a Juventus, da Itália. Apesar da equipe italiana ter vindo embalada na competição e ter goleado o Verdão por 4 a 0 na primeira fase, esse cenário não se repetiu. No jogo de ida, o Palmeiras venceu no Maracanã por 1 a 0, com gol de Rodrigues. Já na partida de volta, as equipes empataram por 2 a 2, também no Rio de Janeiro. Dessa forma, Rodrigues novamente e Liminha garantiram o título para o Verdão.
A edição seguinte também teve uma equipe brasileira se sagrando o campeão. Na ocasião, o Fluminense garantiu o título da competição, que teve formato semelhante ao ano anterior. Na época os times classificados para o torneio foram:
Diferente de 51, onde os brasileiros se enfrentaram na semifinal, o encontro entre as equipes do país aconteceu logo na decisão, com o Tricolor Carioca e o Timão duelando pela taça. Vale destacar que ambos os jogos, assim como na edição passada, aconteceram no Maracanã.
No primeiro jogo, o Fluminense venceu por 2 a 0, com gols de Orlando e Marinho. Já a segunda partida ficou empatada em 2 a 2, garantindo que o título ficasse no Rio de Janeiro. Marinho, novamente e Didi balançaram as redes para a equipe das Laranjeiras, campeã do Mundo.
soccer Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com sólida atuação na cobertura esportiva mineira. Apaixonado por comunicação e pelo universo do esporte, possui experiência como comentarista, setorista, social media e redator, atuando tanto no futebol profissional quanto em clubes amadores. Entusiasta dedicado de tudo que envolve o jogo dentro das quatro linhas.
Leia mais