O Flamengo, por meio do diretor técnico José Boto, enviou nesta semana um recado direto aos clubes que ainda não quitaram suas dívidas com o rubro-negro. Em entrevista ao “MengoCast”, Boto afirmou que, apesar do clube já ter acionado a FIFA em alguns casos, o processo no Brasil segue moroso. A cobrança veio à tona após o presidente Luiz Eduardo Baptista revelar que o clube tem cerca de 10 milhões de euros (cerca de R$ 61 milhões) a receber — valores que envolvem transferências de atletas como Thiago Maia e Igor Jesus.
Sem meias palavras, Boto, então, comparou a situação à realidade europeia, onde a inadimplência pode gerar sanções esportivas graves, como o transfer ban — punição que impede clubes de contratar. No Brasil, porém, o trâmite é mais lento.
“Se não pagar tem que sofrer consequência, como na Europa. Na Europa hoje em dia se o clube não lhe paga você faz uma queixa na UEFA, e eles sofrem um transfer ban. Enquanto não resolverem não podem comprar jogadores. Faz todo sentido, é a coisa mais normal. Hoje ninguém discute isso na Europa. (Só vender à vista ou com garantias bancárias). Isso foi uma ordem do presidente para os clubes brasileiros. Aqui não podemos nos queixar à FIFA diretamente, tem um órgão intermediário da federação a quem temos que apresentar a queixa, mas demora muito tempo. Com os clubes estrangeiros não há problema, recorremos à Fifa e eles dão o trasnfer ban. Como isso não acontece no Brasil, tivemos que impor medidas para não ficar a ver navios. Ou pagam à vista ou apresentam garantias. É um montante grande, dava para comprar um jogador”, comentou Boto.
Segundo a lista divulgada, o Internacional lidera o placar de devedores, com 4 milhões de euros em aberto pela compra de Thiago Maia, realizada em julho de 2024. Outros clubes citados são Estrela Amadora, Leixões, Rio Ave e até o Los Angeles FC, todos envolvidos em transações de atletas formados ou negociados pelo clube carioca.
Enquanto a cobrança fora das quatro linhas continua, o Flamengo segue na jornada pela Conmebol Libertadores. Nesta quarta-feira (09), às 21h30, o time comandado por Tite enfrenta o Central Córdoba, da Argentina, no Maracanã, em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos.
soccer Jornalista em formação diretamente de Niterói-RJ. Busca juntar o que mais ama: comunicação e esporte. É grande torcedora do Fluminense e da McLaren, além de apaixonada por futebol nacional desde pequena. Encantou-se com diversas categorias do automobilismo e, hoje, não sabe viver sem os roncos dos carros. Uma grande entusiasta do multilinguismo e viajante pelo mundo.
Leia mais
Brasileirão