Roberto Firmino está de saída do Al-Ahli. O atacante brasileiro perdeu espaço no elenco e foi removido da lista de inscritos do Campeonato Saudita. Por isso, renegociou seu contrato para deixar o clube ao fim da temporada, em junho. Logo, o jogador de 33 anos já busca um novo destino para seguir sua carreira.
A saída de Firmino começou a se desenhar após a chegada do atacante Galeno, ex-Porto. Devido ao limite de estrangeiros na liga saudita, o Al-Ahli precisou cortar um jogador, e a escolha recaiu sobre o brasileiro. Sem espaço no campeonato nacional, restaria ao ex-Liverpool apenas a disputa da Champions League Asiática.
A situação não agradou Firmino, que desde então demonstra sua insatisfação nas redes sociais. Nesse sentido, o atacante publicou um versículo bíblico, interpretado por muitos como um desabafo sobre o momento complicado.
“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mateus 5:44).
A Liga Saudita permite que cada equipe tenha até 10 jogadores estrangeiros no elenco, com a exigência de que pelo menos dois sejam nascidos a partir de 2003. Além disso, apenas oito atletas não-asiáticos podem ser inscritos por partida.
Esse modelo de restrição já afetou outros jogadores de renome. Neymar, por exemplo, foi inscrito pelo Al-Hilal apenas na Champions League Asiática e ficou fora do Campeonato Saudita.
Com a confirmação da saída iminente, torcedores de clubes brasileiros já começaram a especular sobre um possível retorno ao país. Fluminense, Corinthians e Palmeiras são alguns dos times que entraram em discussões nas redes sociais.
O jornalista Jorge Nicola revelou que o Palmeiras vê Firmino como um nome ideal para reforçar a equipe no Mundial de Clubes da FIFA de 2025. Segundo ele, a diretoria comandada por Leila Pereira pretende fazer um esforço para contar com o atacante, caso haja viabilidade financeira para o negócio.
A movimentação dos torcedores foi intensa. O nome de Firmino gerou quase 4 mil menções na rede social X, antigo Twitter, além dos milhares de comentários no Instagram do jogador. Entre as mensagens, muitas cobravam as diretorias por um esforço para trazer o jogador.
“O Palmeiras tem a OBRIGAÇÃO de buscar o Roberto Firmino. Um atacante de excelência, que deitaria no futebol brasileiro, ficando ‘livre’ no mercado. Não vai custar 25M, não é uma aposta, não é uma promessa. É a resolução dos problemas desse time. TEM QUE BUSCAR!” — escreveu Luccas Melo.
O Palmeiras tem a OBRIGAÇÃO de buscar o Roberto Firmino.
— Luccas Melo (@luccasml_) February 8, 2025
Um atacante de excelência, que deitaria no futebol brasileiro, ficando "livre" no mercado.
Não vai custar 25M, não é uma aposta, não é uma promessa.
É a resolução dos problemas desse time.
TEM QUE BUSCAR! pic.twitter.com/AcIe9XaBYx
O torcedor Alan Gouveia reforçou a cobrança:
“O Palmeiras tem a OBRIGAÇÃO com seu torcedor de tentar a contratação do Firmino, não tem nenhuma desculpa.”
O Palmeiras tem a OBRIGAÇÃO com seu torcedor de tentar a contratação do Firmino.
— Alan Gouveia (@falaporco_) February 8, 2025
Não tem nenhuma desculpa.
Apesar da empolgação das torcidas, especialmente a do Palmeiras, a decisão final ainda depende do próprio Firmino. Em 2018, o jogador declarou que, se voltasse ao Brasil, gostaria de jogar pelo Corinthians por ser torcedor do clube.
De forma geral, o atacante pode optar por continuar na Europa, buscar outra liga competitiva ou, de fato, retornar ao Brasil. Seja qual for o destino, uma coisa é certa: a saída do Al-Ahli já está encaminhada. Agora, resta saber qual camisa o brasileiro vestirá no segundo semestre de 2025.
soccer Jornalista em formação diretamente de Niterói-RJ. Busca juntar o que mais ama: comunicação e esporte. É grande torcedora do Fluminense e da McLaren, além de apaixonada por futebol nacional desde pequena. Encantou-se com diversas categorias do automobilismo e, hoje, não sabe viver sem os roncos dos carros. Uma grande entusiasta do multilinguismo e viajante pelo mundo.
Leia mais