O Palmeiras se manifestou oficialmente neste domingo (13) após episódios de xenofobia e homofobia registrados durante o clássico contra o Corinthians, realizado na Arena Barueri. A partida, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória do Verdão por 2 a 0.
Enquanto a equipe visitante realizava o aquecimento, torcedores palmeirenses entoaram ofensas como “Romero, vi*ado”, o que gerou indignação nas redes sociais e entre profissionais do esporte. Diante disso, visivelmente incomodado, Romero cobrou um posicionamento firme do clube rival e, especialmente, da presidente Leila Pereira.
“Essa pergunta deveria ser feita para a presidente do Palmeiras, que está tão preocupada com isso… Quero ver se tem alguma punição ou se tem preferência para punição, declarou.
Leia também: Paulinho estreia pelo Palmeiras após lesão e comemora vitória diante do Corinthians
Em nota oficial, o Palmeiras condenou veementemente qualquer forma de preconceito. Além disso, o clube reafirmou seu compromisso com o combate à discriminação e, nesse contexto, cobrou das autoridades a identificação e punição dos responsáveis.
“O Palmeiras repudia toda e qualquer forma de preconceito e, como é de conhecimento público, segue comprometido com o combate à discriminação. O clube promove constantes campanhas de conscientização, pressiona as autoridades por punições mais severas e toma todas as providências que estão ao seu alcance para coibir práticas inaceitáveis como homofobia, racismo e xenofobia”, declarou o clube.
Para reforçar seu histórico de enfrentamento ao preconceito, o Verdão ainda relembrou o episódio em que um torcedor do clube realizou atos preconceituosos contra a torcida do Cerro Porteño, durante uma partida pela Copa Libertadores. Naquele momento, o clube agiu rapidamente e puniu exemplarmente o torcedor envolvido.
“Após o jogo contra o Cerro Porteño-PAR, por exemplo, o Palmeiras identificou, em poucas horas, um torcedor flagrado fazendo gestos de cunho racista. Ele foi excluído do programa Avanti, bloqueado no sistema de venda de ingressos para partidas do clube como mandante e notificado sobre a responsabilidade de arcar com possíveis prejuízos causados ao Palmeiras. Além disso, registramos um Boletim de Ocorrência para garantir a apuração completa do caso. A discriminação é um problema estrutural enraizado na sociedade, e só será extirpada do futebol com o esforço conjunto de todos nós”, concluiu a nota.
Por fim, vale destacar que o Corinthians, rival do Palmeiras, já foi punido por cantos homofóbicos no estádio. Em junho de 2023, o Timão perdeu o mando de campo da Neo Química Arena após o clássico contra o São Paulo. Essa decisão foi tomada após julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD).
soccer Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com sólida atuação na cobertura esportiva mineira. Apaixonado por comunicação e pelo universo do esporte, possui experiência como comentarista, setorista, social media e redator, atuando tanto no futebol profissional quanto em clubes amadores. Entusiasta dedicado de tudo que envolve o jogo dentro das quatro linhas.
Leia mais
Brasileirão