Time ficou em último lugar na Conferência Leste com apenas 25 vitórias. Larsen era treinador da equipe desde 2021
Brad Larsen não é mais técnico do Columbus Blue Jackets. A franquia anunciou sua demissão na manhã deste sábado (15), juntamente com a do preparador de goleiros, Manny Legace. “Foram decisões difíceis e não queremos amenizar quando reafirmamos nosso respeito por Brad e Manny como técnicos e como pessoas”, disse o gerente geral Jarmo Kekalainen. O time ficou em último lugar na Conferência Leste, com 59 pontos e apenas 25 vitórias.
Esta foi a segunda experiência de Larsen como head coach na carreira, a primeira na NHL. Assistente técnico da organização desde 2010, ele treinou o Springfield Falcons, equipe da American Hockey League então filiada a Columbus, entre 2012 e 2014.
Promovido a auxiliar dos Blue Jackets em 2014, Larsen se manteve no cargo até 2021, quando John Tortorella foi demitido e ele assumiu como técnico principal do time.
Em duas temporadas completas à frente de Columbus, Larsen teve um tímido recorde de 62-86-16, insuficiente para a sua permanência no cargo. “Brad foi parte da nossa organização por mais de uma década e somos grato por seu trabalho dedicado e tantas contribuições”, afirmou Kekalainen.
Ex-goleiro e campeão da Stanley Cup, em 2002, com o Detroit Red Wings, Legace chegou à organização em 2012, também via Springfield Falcons. Ele passou seis anos na AHL, trabalhando também com o Cleveland Monsters, que se filiou a Columbus em 2015. Em 2018, Legacy assumiu como preparador de goleiros dos Blue Jackets.
Apesar de lamentar os maus resultados de 2022-23, Kekalainen reconheceu que o fracasso do time não está apenas na conta dos treinadores. “Foi uma temporada extremamente decepcionante e a responsabilidade é de todos nós.”
O nome dos substitutos ainda não foi anunciado.
Larsen é o terceiro técnico a perder o emprego desde o fim da temporada regular, na última quinta-feira (13). Ele se junta a Dallas Eakins, dispensado pelo Anaheim Ducks, e Peter Laviolette, demitido do Washington Capitals.
Foto: NHL.com